Casa da Cultura de Paredes acolhe exposições “Novas Histórias Pintadas”, “Entre Terra e Mar” e “Alma” no mês de junho

04 Junho 2024

No mês de junho, a Casa da Cultura recebe três novas exposições: “Novas Histórias Pintadas”, “Entre Terra e Mar” e “Alma”. As mostras são inauguradas no sábado, dia 8, e ficam patentes até ao dia 30 de junho.

“Novas Histórias Pintadas”, de António Cabral Pinto, é inaugurada às 16h00. Segundo o artista, a exposição “é um convite para uma experiência sensorial e reflexiva, onde as pinturas se tornam meios de comunicação entre o artista e o espectador. As cores vibrantes, as formas abstratas e as texturas presentes nas obras convocam a uma imersão no universo das emoções e dos sentimentos. Através das pinceladas e das composições, é possível vislumbrar narrativas que se desdobram diante dos nossos olhos, convidando-nos a refletir sobre as nossas próprias histórias e vivências”.

António Cabral Pinto é Artista Plástico, professor com formação em Pintura/Artes Visuais e complementar em Ensino/Educação Tecnológica. É ainda licenciado em Administração Escolar. Realizou a primeira exposição individual em 1971, na Pousada de Maubisse, em Timor. Desde então, tem participado em diversas mostras individuais e coletivas.

Também às 16h00, é inaugurada a exposição “Entre Terra e Mar”. De acordo com a autora da mostra, Fernanda Araújo, “cada tela corresponde de uma maneira própria com a sua linguagem pictórica a um momento de conexão profunda, de contemplação e de aprendizagem, situando-me em sintonia com a natureza. É também um processo de autodescoberta, de união com a essência do meu ser”.

Fernanda Araújo nasceu no Porto, em 1954. Participou no Atelier de Pintura da XVIII Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, frequentou aulas de pintura ministradas pelo pintor Henrique do Vale e é sócia da Cooperativa Artistas de Gaia. A artista tem integrado diferentes mostras coletivas e individuais.

“Alma” é outra das exposições que marca o mês de junho. A mostra, de António Macedo, é inaugurada no sábado, às 17h00.

António Macedo nasceu em 1955, no Porto. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes do Porto nos cursos de pintura e escultura, entre 1973 e 1975. Emigrou, mais tarde, para Inglaterra, onde continua a desenvolver a sua arte seus estudos. Mais tarde, obteve o grau de B.A. pela Open University ( U.K.).