Parque das Serras do Porto é inspiração para encontro fotográfico em exposição na Biblioteca de Paredes

Cavidadesartificiais1
Cavidadesartificiais2
05 Fevereiro 2018

No âmbito do projeto Parque das Serras do Porto que integra os territórios dos concelhos de Paredes, Valongo e Gondomar, o Grupo de Espeologia e Montanhismo (GEM) organizou o “I Encontro Fotográfico em Cavidades Artificiais”, com o objetivo de dar a conhecer e despertar para o acautelamento e preservação deste património geomineiro.

Como forma de reconhecer a especificidade subterrânea do Parque das Serras do Porto, nalguns casos só acessível pelo domínio de técnicas de progressão espeológica, mas que importa preservar e proteger, o referido encontro resultou na exposição que está patente, desde esta segunda-feira, 5 de fevereiro até 24 de março, na Biblioteca Municipal de Paredes. A entrada é livre.

Refira-se que o Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, tendo em conta a importância desta iniciativa, associou-se à sua divulgação, à qual o município de Paredes prontamente aderiu.

Recorde-se que o projeto Parque das Serras do Porto carateriza-se por uma área rica em património geológico, biológico e cultural, com destaque para a intensa exploração de ouro, pelo menos desde a época dos romanos, até ao século XX, materializando nas suas entranhas, numerosas cavidades artificiais, com uma beleza particular.