Câmara de Paredes e Ambisousa reforçam campanha de compostagem doméstica

IMG_1981
IMG_1983
17 Fevereiro 2018

A Ambisousa - Empresa Intermunicipal de Tratamento de Gestão de Resíduos Sólidos procedeu à distribuição gratuita, no concelho de Paredes, de cerca de 225 compostores domésticos no âmbito da campanha de reforço da compostagem doméstica de Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB).

Refira-se que, em Paredes, a primeira entrega de compostores, relativos à segunda fase da ação “à terra só o que é da terra” realizou-se esta sexta-feira, 16 de fevereiro, na presença do presidente e do vice-presidente da autarquia paredense, Alexandre Almeida e Francisco Leal.

Atualmente, o nosso lixo doméstico diário é composto por cerca de 40 por cento de resíduos orgânicos. Assim, “com o processo de compostagem, além de diminuirmos a quantidade de lixo, permite-nos ter em casa um composto natural, um excelente substituto de fertilizantes e adubos para a horta ou para o jardim”, acrescentou Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Segundo Francisco Leal, vice-presidente do Municipio e responsável pelo pelouro do Ambiente, “temos de apostar mais na reciclagem, pois muito do lixo que produzimos tem valor como é o caso da compostagem “caseira” que estamos a incentivar”.

Esta campanha da Ambisousa e da autarquia destina-se aos habitantes que possuam habitações com espaços adequados à prática da compostagem: jardins, hortas, quintas e pomares. Todos os equipamentos de compostagem são identificados e georreferenciados, sendo que é a Ambisousa que faz a monitorização do seu uso.

Os interessados em receber um compostor doméstico deverão inscrever-se online preenchendo o formulário em: ambisousa.pt ou 255810750. Posteriormente serão contactados para a entrega do equipamento. Uma equipa da Ambisousa após verificação da existência das condições necessárias fará a entrega do compostor, e explica o seu funcionamento. Os participantes recebem um certificado comprovativo da entrega do compostor.

Pode ler-se no folheto informativo que a compostagem é um processo biológico que transforma a matéria orgânica (folhas, papel, restos de fruta e hortaliças) numa substância semelhante ao solo, à qual chamamos composto.

O projeto de compostagem doméstica da Ambisousa está também a ser implementado nos concelhos de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel.