Fórum da Juventude de Paredes debate e apresenta ideias para o Concelho

24 Fevereiro 2018

Na tarde de sábado, 24 de fevereiro, três dezenas de jovens do Concelho de Paredes juntaram-se, na Casa da Cultura, para, em conjunto, debaterem ideias, conceitos e formas de ação para tornar a região mais atrativa e inovadora.

Neste Fórum da Juventude de Paredes os três grupos formados por escuteiros, associações de estudantes das EB 2/3 e secundárias, estudantes universitários, associações juvenis e juventudes partidárias, focaram-se no tema “Jovens, o que fazer hoje” e foram ouvidos, no final, pelo vereador da Juventude Paulo Silva e pelo presidente da autarquia Alexandre Almeida.

Deste encontro resultou um conjunto de interessantes propostas fruto da interação e partilha de experiências entre a geração jovem, num ambiente informal, e a colaboração dos moderadores convidados Sandra Lau, Orlando Rocha e Paulo Moreira, professores de estabelecimentos de ensino de Paredes.

As propostas que resultaram desta tarde de trabalho dos jovens foram apresentadas ao presidente do Município, Alexandre Almeida, que ficou “agradado com o decorrer do fórum e com as ideias apresentadas que serão, ainda, alvo de uma série de ações para serem desenvolvidas, posteriormente, pelo pelouro da Juventude”.

De referir que as propostas tiverem em conta a pertinência para o concelho de Paredes, o baixo custo e serem motivadoras para os jovens. A próxima fase, segundo o autarca, é “elencar as ideias por prioridades e, atendendo ao baixo custo, algumas ações são possíveis concretizar a curto e médio prazo”.