ADER-SOUSA e Câmara de Paredes promovem sessão de esclarecimento para estimular o empreendedorismo em meio rural

01 Março 2018

O projeto EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte foi dado a conhecer na Sobreira, esta quarta-feira, 28 de fevereiro, numa sessão de esclarecimento promovida pela ADER-SOUSA – Associação de Desenvolvimento Rural Terras do Sousa em parceria com a Câmara de Paredes.

Para Alexandre Almeida, presidente da Câmara de Paredes e da ADER-SOUSA, “esta sessão decorreu na Sobreira, atendendo às potencialidades desta freguesia, ainda ligada ao meio rural, mas que tem demonstrado capacidade empreendedora, podendo potenciar diversos projetos, nomeadamente, de alojamento local, criando uma nova oferta para o turismo”, esclareceu o autarca.

O EMER-N visa alavancar e estimular os empreendedores a criarem micro e pequenos negócios adaptados aos condicionalismos do meio rural com a finalidade de fomentarem o aparecimento e crescimento das empresas e de emprego na região norte do país.

O EMER-N abrange todo o concelho, no entanto, o DLBC – Terras do Sousa 2020 (PDR2020 – Medida 10.2 e Norte2020 - SI2E, projectos até 100.000€) gerido pela ADER-SOUSA apenas abrange as freguesias da Sobreira, Cête, Parada de Todeia e Aguiar de Sousa.

Refira-se que o EMER-N é dirigido a empreendedores que possuam uma ideia ou um projeto que pretendam transformar em negócio e a micro e pequenos empresários que querem dar uma nova dinâmica ao negócio, ao nível da inovação, da modernização e da competitividade.

No âmbito do EMER-N cabe basicamente a mentoria e acompanhamento por técnicos com experiência comprovada, definição personalizada de plano de negócios, acesso a opções de financiamento e consultoria especializada gratuita.

Os empreendedores interessados em beneficiar da consultoria gratuita devem inscrever-se em: www.emern.pt