Doentes oncológicos com programa de apoio promovido pela Câmara de Paredes

05 Março 2018

O Município de Paredes está a promover um programa de intervenção psicológica e reabilitação física para sobreviventes de doença oncológica, que terá início já esta terça-feira.

A apresentação do projeto decorreu esta segunda-feira, 5 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de cerca de duas de dezenas participantes (16 de Paredes, 1 de Lousada, 2 de Penafiel e 1 de Paços de Ferreira).

O projeto, designado “VIVER MELHOR”, tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a saúde mental e física dos doentes, através do apoio psicológico (sessões de grupo) e exercício físico.

Na sessão de apresentação do projeto “Viver Melhor”, o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, agradeceu aos parceiros e sublinhou que “o objetivo da autarquia é contribuir para a melhor qualidade de vida de todos os paredenses e esta iniciativa faz toda a diferença”.

Segundo o presidente, “estas doenças condicionam muito a vida das pessoas e o exercício físico especializado, bem como, as sessões de psicologia de grupo vêm proporcionar uma partilha de ideias e contribuir para que as pessoas não se isolem”.

O vereador com os pelouros do Desporto e da Saúde, Paulo Silva, salientou que o grande desígnio do “Viver Melhor” passa por “proporcionar um estilo de vida saudável”. Paulo Silva, refere que "o programa está aberto aos cidadãos das regiões limítrofes para que possam, igualmente, inscrever-se e participar neste projeto que vai melhorar a sua qualidade de vida".

Elogiou o espaço onde vão decorrer as aulas de exercício físico e as sessões de psicologia, “pela boa localização e por estar próximo dos transportes públicos”.

Refira-se que a prática de exercício físico pode reduzir a incidência do cancro. Ajuda a recuperar a massa muscular, aumenta a mobilidade e a flexibilidade.

Sensibilizar para a adoção de estilos de vida saudáveis e a melhoria da qualidade de vida de doentes oncológicos é a grande aposta.

Já para a presidente da APLL, Isabel Barbosa, este projeto vem dar resposta a uma das necessidades que se verificam na região. “Agradecemos ao Município a possibilidade de alargar este projeto, que vai dar um apoio enorme aos sobreviventes de doenças oncológicas, que tinham que se deslocar ao Porto para ter este apoio”.

Helena Paula Regalo, também ela doente oncológica, sublinhou que “este projeto já devia ter surgido há muito tempo”.

Lembrou as fases menos boas pelas quais tem passado, mas ao mesmo tempo, mostrou a força, coragem e determinação para aceitar a doença e saber lidar com as fases mais críticas. Elogiou o projeto do município que “gostava de ver alargado aos cuidadores”.

A autarquia conta com a parceria da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e da empresa formadora Multiformactiva, que contribuiu com a oferta do material para o exercício físico.

O projeto vai decorrer às terças e sextas feiras, no Pólo de Empreendedorismo, junto ao Posto da GNR, no lugar da Feira, em Paredes.