“Mês do Coração” – Paredes descentraliza atividades físicas pelo concelho em maio

m_s_cora__o
30 Abril 2018

O Município de Paredes através dos pelouros do Desporto, Juventude e Saúde pretende dinamizar um conjunto de atividades, que irão decorrer ao longo de todo o mês de maio, numa tentativa de alerta à população, designadamente, para as doenças cardiovasculares.

De 5 a 27 de maio estão previstas várias ações, que contam com parcerias de ginásios do concelho, das Juntas de Freguesia da Sobreira e de Aguiar de Sousa, Paredes Golfe Clube, Par Jovem, Noturnos de Paredes, etc.

Destaque para a Caminhada do Dia da Mãe, que terá lugar no dia 6 de maio, em Rebordosa, e que reverterá a favor dos bombeiros voluntários locais e para o Trail da Raposa, a 27 de maio.

Aulas de Pilates, Yoga, Zumba, X55, R. BumBum, Strong, Jump, Capoeira, Drive school Regional SUN 7 Zen, várias caminhadas, entre muitas mais atividades dirigidas aos paredenses, vão decorrer ao longo de todo o mês, designadamente nos parques das cidades de Paredes, Lordelo e Rebordosa.

Pretende-se, desta forma, combater a inatividade física, com a implementação de diversas ações, que contam com a parceria de diversas entidades locais.

Recorde-se que maio foi o mês escolhido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia como o mês do Coração. Tem como propósito sensibilizar, cuidar, incentivar a prática de atividade física, mas sobretudo, despertar consciências, alterar hábitos e melhorar a saúde do coração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 30 por cento do total de mortes no mundo. E em 2010 esse grupo de doenças foi a primeira causa de morte em todos os países em desenvolvimento.

Atualmente, estudos indicam que mais de 80 por cento dos casos de morte por doenças cardiovasculares estão associadas a fatores de risco, como por exemplo, a diabetes, a obesidade, a inatividade física, o uso do tabaco e a hipertensão arterial.

Apoios:

Juntas de Freguesia, Ginásios Bit Fit; Fit In; Ideal Korpus; Royal Academy; Freemotion, Estúdio Just Yoga, Grupo Desportivo da Portela, Paredes Golfe Clube.

Mais informações: cmparedes@cm-predes.pt | t. 255788800