Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Gabinete de Apoio ao Emigrante abre no Balcão Único da Câmara Municipal de Paredes

Gabinete de Apoio ao Emigrante abre no Balcão Único da Câmara Municipal de Paredes
GAEmigrante
09 Fevereiro 2017

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) da Câmara Municipal de Paredes abriu ao público esta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017, passando a funcionar todas as terças e quintas-feiras, entre as 9h00 e as 12h30, no posto de atendimento n.º 12 do Balcão Único da autarquia.

“Esta é mais uma valência que a autarquia de Paredes disponibiliza aos munícipes. Através deste novo serviço, pretendemos ser um meio facilitador para quem regressa a Portugal e para quem parte para outro país”, refere Hermínia Moreira, Vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes.

Os GAE resultam de Acordos de Cooperação entre a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e as Câmaras Municipais, estabelecidos através de protocolos celebrados entre as duas entidades e que assentam em dois princípios base: a disponibilidade para o atendimento e a proximidade ao utente, uma vez que 90% dos portugueses que regressam ao país se fixam na freguesia de origem, sendo as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia os seus pontos de referência.

Os GAE são também uma porta de entrada para uma rede com 127 postos consulares e mais 245 postos honorários espalhados pelo mundo. Pretendem ajudar no regresso temporário ou definitivo a Portugal, no processo de reinserção no país: ajudam a resolver questões com a Segurança Social, dão aconselhamento jurídico e apoiam na procura de oportunidades de emprego ou de investimento, no reconhecimento de equivalências, de cursos e de cartas de condução, entre outros. Visam igualmente dar mais informação e apoio a quem quer sair do país.

Top