Jovens voluntários de Paredes dão o exemplo na preservação do ambiente e florestas

24 Agosto 2018

O Vice-presidente do Município, com o pelouro do Ambiente, Francisco Leal, acompanhou, esta quinta-feira, 23 de agosto, na Sobreira, os voluntários que integram o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que conta com 50 jovens de Paredes, em ação nas freguesias de Aguiar de Sousa, Parada de Todeia e Sobreira.

Para o vereador do Ambiente, Francisco Leal, "esta é uma iniciativa para a autarquia continuar a fomentar no âmbito da política de educação ambiental". Francisco Leal, enalteceu e agradeceu “o trabalho e empenho dos voluntários nas várias fases do projeto e defendeu a necessidade deste Executivo continuar a implementar ações de sensibilização que levem a uma mudança de comportamentos”.

O Vice-presidente da autarquia paredense referiu que “a Sobreira é uma zona com um enquadramento paisagístico único”, sublinhando que o Município “está apostado em preservar o seu património natural, as suas florestas, mas, também, os rios. É importante que todos estejamos alerta, identificar potenciais focos de poluição e os comunicam às autoridades competentes”, avançou, ainda, que "a autarquia tem disponível um serviço de recolha de monstros (móveis, colchões e outros) gratuito, que faz a recolha deste tipo de produtos”.

No encontro com os jovens voluntários, Francisco Leal frisou que “a verdade é que continuamos a ver móveis e colchões abandonados. É fundamental reforçar das ações de prevenção e sensibilização”.

O presidente da Junta da Sobreira, João Gonçalves, destacou "a disponibilidade absoluta dos voluntários que assimilaram e interpretaram o projeto e no terreno concretizaram um vasto conjunto de ações". João Gonçalves sublinhou que “a sustentabilidade do meio ambiente é determinante para o nosso futuro. Por isso, estou grato, pela forma como estes jovens se empenharam. Foram de uma disponibilidade total e prestaram um grande contributo à comunidade”.

A Câmara Municipal de Paredes, atenta às questões de preservação da natureza, floresta e respetivos ecossistemas, através dos Pelouros da Juventude e da Proteção Civil apresentou duas candidaturas que foram aprovadas pelo IPDJ. Refira-se que incentivar a participação de entidades e de jovens no desafio que é a preservação da natureza e da floresta e reduzir, assim, os incêndios é o grande objetivo deste programa gerido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Iniciado em julho, no Concelho de Paredes, o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” tem novas candidaturas abertas. No próximo mês setembro, até dia 14, Baltar, Paredes e Recarei são as freguesias de destino dos jovens voluntários.