Comissão Municipal de Proteção Civil defende mais ações de sensibilização e fiscalização na limpeza de terrenos em Paredes

28 Março 2019

O Município de Paredes realizou esta quarta-feira, 27 de março, no Salão Nobre da Câmara, a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, na sequência da recomendação da Comissão Nacional de Proteção Civil para que efetuasse essa reunião de carácter extraordinário nos Concelhos abrangidos pelo Despacho 744/2019, que define as freguesias prioritárias em termos de fiscalização e limpezas dos terrenos confinantes e inseridos com espaços florestais.

No Concelho de Paredes são consideradas freguesias de intervenção prioritária, Aguiar de Sousa, Sobreira e Recarei.

Refira-se que esta reunião visou articular e efetivar a coordenação essencial ao desencadear das ações de gestão de combustível, nas redes secundárias de gestão de combustível.

Neste encontro da Comissão Municipal de Proteção Civil presidido pelo Presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, foi apresentado o balanço do trabalho que desenvolvido pelo Município, em 2018, no âmbito da limpeza das estradas municipais das freguesias prioritárias, terrenos municipais, fiscalização das freguesias prioritárias e das zonas industriais e centros escolares. O Pelouro da Proteção Civil do Município de Paredes, a cargo do Vereador Elias Barros, procedeu à limpeza dos terrenos municipais, notificou os proprietários, efetuou gestão estratégica de combustíveis com recurso a fogo controlado, realizou ações de voluntariado para as florestas, e ações de sensibilização.

As ações de sensibilização desenvolveram-se em várias freguesias (Aguiar de Sousa, Recarei, Sobreira, Astromil) através de distribuição de panfletos e flyers informativos.

Deste balanço a reter ainda que foram efetuados 356 processos limpeza de terrenos de privados, fogo controlado em mais de 15 hectares, onde estiveram envolvidas várias entidades (Bombeiros Voluntários de Cête, Associação Florestal do Vale do Sousa, Técnicos de Fogo Controlado com a coordenação da Câmara Municipal de Paredes.

Aumentar as ações de sensibilização junto da população e a fiscalização relativamente a limpeza de terrenos, para evitar fogos florestais, foi a recomendação das entidades presentes nesta reunião extraordinária.