Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

InVista foi um sucesso

InVista foi um sucesso
invista_1
invista_2
07 Março 2017

A InVista – Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo de Paredes mudou-se, nesta oitava edição, de Lordelo para o centro da cidade de Paredes, na Praça José Guilherme, onde, ao longo do fim-de-semana de 3 a 5 de março, abriu janelas de oportunidade para o futuro de jovens e adultos à procura de emprego ou de se lançarem pela primeira vez no mercado de trabalho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Paredes em pareceria com o CLDS Horizontes de Inclusão.

O certame é já uma referência na região e contou, nesta oitava edição, com cerca de 50 expositores, entre empresas, escolas, universidades, IPSS, Exército ou IEFP, abrangendo um vasto leque de ofertas educativas, formativas e profissionais. Mais de 1500 pessoas visitaram o recinto, entre eles cerca de 600 alunos das escolas do concelho.

As escolas concelhias estiveram mesmo particularmente envolvidas no evento, com o Curso Profissional de Turismo da Escola de Rebordosa a participar, no primeiro dia, na receção aos convidados e na distribuição do bolo, que foi confecionado pelo chef Fernando do Curso de Cozinha da E/B 2.3 de Paredes. E o Curso de Animação da Escola Secundária de Vilela voltou a participar com criatividade a que nos habituou, tanto na cerimónia de abertura como através de apresentações de mimos, lançadores de fogo e estátuas vivas ao longo dos três dias do certame.

Durante o primeiro dia da feira (sexta-feira, 3 de março), foram ainda organizadas duas atividades na Biblioteca Municipal de Paredes, ambas em parceria cm o IEFP e abertas a pessoas dos 18 aos 40 anos, tendo como habilitações mínimas o 9.º ano de escolaridade: a primeira, designada “Kit Emprega-te”, contou com a participação de 40 pessoas, número idêntico ao das presenças na segunda, que consistiu numa sessão de esclarecimento sobre microcrédito promovida pela Associação Nacional de Direito ao Crédito e pelo Millennium BCP.

Na tarde de sábado e no âmbito da Young Business School da Casa de Juventude de Paredes, foi também dinamizada uma sessão sobre finanças pessoais com dois especialistas para cerca de 40 participantes: Luís Baltar, da Caixa Geral de Depósitos, falou sobre gestão de orçamentos familiares e dos jovens; e Luís Silva, do Banco Best, falou sobre investimentos.

“Queremos que a situação melhore para aqueles que estão desempregados e que os jovens tomem as suas decisões e façam as suas opções de forma mais informada possível. Aproveito também para agradecer todo o empenho posto pela equipa do CLDS 3G – Horizontes de Inclusão na organização deste evento”, Disse Hermínia Moreira, vereadora da Ação Social, na sessão de abertura da InVista 2017.

Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, realçou também a presença dos expositores, que encheram o pavilhão, fazendo depois o enquadramento da feira: “Ao longo destas oito edições, tivemos o início de uma crise, um resgate financeiro externo e chegámos, no pior momento, em 2013, aos 23% de desemprego. Hoje, estamos abaixo da média nacional, com 9,5%. Este evento contribuiu de certeza absoluta para reduzir o desemprego e oferecer oportunidades aos munícipes”.

A InVista – Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo de Paredes deu também arranque ao programa Praça Viva da Câmara Municipal de Paredes, que vai levar muita animação ao centro da cidade de Paredes até ao próximo mês de setembro.

Top