Câmara atribui mais de 85 mil euros em apoios ao Desporto em 2017

subs_dios_desporto_1
subs_dios_desporto_2
31 Janeiro 2017

A Câmara Municipal de Paredes entregou, na tarde desta segunda-feira, 30 de janeiro, a cada coletividade desportiva do concelho, metade dos subsídios destinados a apoiar as suas atividades no corrente ano de 2017, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Entregou 40.971,93 euros dos de 42,665,46 mil previstos para esta fase, porque há dois clubes que ainda não entregaram toda a documentação necessária ao processo, mas serão igualmente contemplados assim que a situação for regularizada. A segunda parcela dos subsídios será entregue no próximo mês de maio.

O Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo para 2017 assinado com 25 clubes e associações concelhios prevê o pagamento de inscrições, seguros e exames médicos dos respetivos atletas, num valor total de 85.330,92 mil euros para estas 25 coletividades, mais 3.521,97 mil euros do que o distribuído no ano passado para o mesmo efeito, quando o total se fixou nos 81.808,98 euros.

Entretanto, mais sete clubes ou associações concelhios assinaram Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo com a autarquia e vão receber a totalidade do subsídio atribuído para 2017 em maio próximo, aquando da entrega da segunda parcela aos demais.

“Quando cheguei à presidência da Câmara, em 2005, apoiávamos três clubes. Hoje, apoiamos 32, temos mais 21 pavilhões e vários complexos desportivos e mais seis relvados sintéticos”, começou por dizer Celso Ferreira. “Nestes 11 anos, fizemos um investimento superior a 30 milhões de euros na área do desporto e é por isso que temos excelentes resultados no futebol sénior, mas também na patinagem, no polo aquático e em tantas outras modalidades”, prosseguiu o Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

“Mas a nossa comunidade não tem ideia do extraordinário trabalho que vocês, dirigentes destes clubes, fazem para conseguirem estes resultados. As pessoas de Paredes não sabem da quantidade de coletividades desportivas que existem com modalidades alternativas ao futebol no concelho. Temos por isso de fazer um esforço para comunicar melhor a oferta desportiva que existe em cada uma das freguesias. Nunca tivemos tantos campeões em Paredes, nunca tivemos tanta excelência desportiva e precisamos, pelo menos, que as pessoas reconheçam o vosso trabalho. Divulguem a vossa atividade”, apelou a concluir o autarca.

Com este contrato-programa de desenvolvimento desportivo, a Câmara Municipal de Paredes pretende incentivar a prática do desporto no concelho, sobretudo a nível das camadas jovens e do desporto amador, elevando os meios colocados à disposição dos atletas para lhes proporcionar as condições necessárias para que se sintam atraídos para a prática do desporto.