Aprovada candidatura do projeto “Infraestrutura de Suporte ao Modo Pedonal – 1.ª Fase”

15 Fevereiro 2019

O Município de Paredes viu aprovada a candidatura denominada “Infraestrutura de Suporte ao Modo Pedonal - 1 ª Fase”. Esta candidatura foi aprovada ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte no âmbito dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Paredes (PEDU) na Prioridade de Investimento 4.5 (4.e) com um valor elegível que ascende a € 560 917,68 sobre o qual incide uma comparticipação de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no montante de € 476 780,03.

O projeto “Infraestrutura de Suporte ao Modo Pedonal – 1.ª Fase” prevê a construção de modos suaves (passeios) em diversas freguesias no concelho de Paredes, a saber: Beire, Vandoma e Paredes (ex-freguesias de Mouriz e Castelões de Cepeda).
Com esta intervenção o Municipio de Paredes pretende promover a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável através da construção de passeios para peões, bem como pretende também promover a multimodalidade intraurbana através de melhores acessos pedonais aos equipamentos públicos, tais como igrejas, cemitérios, capelas mortuárias, juntas de freguesia, infraestruturas escolares, zonas desportivas, a aglomerados urbano e habitacionais e zonas industriais, e bem assim melhorar a qualidade do espaço público nas vias locais, racionalizando o espaço automóvel, a redução da velocidade de circulação e diminuição das emissões de CO2.

Esta operação tem um impacto significativo em todo concelho nomeadamente em zonas mais urbanas, uma vez que tem como pretensão promover aspetos qualitativos de infraestruturas de apoio aos modos suaves por forma a reduzindo a sinistralidade mas também melhorar a qualidade de vida da população e dos espaços públicos nas vias locais.