Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

mq1

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paços do Concelho: Primeira pedra, 80 anos

Paços do Concelho: Primeira pedra, 80 anos
25 Ago 2020
Eventos | CulturaEventos | Cultura | Biblioteca Municipal de ParedesEventos | Cultura | Casa da CulturaEventos | Turismo

Paços do Concelho: primeira pedra – oitenta anos

Nas primeiras décadas do século XX, a Vila de Paredes estava em franco desenvolvimento industrial e comercial, bem como num crescente aumento populacional pelo que, era urgente a construção de um Edifício Municipal que albergasse os diferentes ramos dos serviços Municipais como o Tribunal Judicial, repartição de Finanças, conservatória do Registo Civil e Predial, e ainda os restantes serviços administrativos e de obras municipais.

A tomada de decisão para a construção do Novo Edifício dos Paços do Concelho teve em conta o local mais adequado assim como, os custos do terreno.

O local escolhido, situado a nascente do já importante Parque José Guilherme, veio reforçar a centralidade da sede do Concelho, que já se previa e que ainda perdura.

A 27 de junho de 1940, publicava-se o Auto de Avaliação dos terrenos a expropriar e que correspondia à propriedade conhecida por «Casa de Valbom», constituída por terrenos com morada sobradada e telhada, com quinteiro, portal fronho, quintal e ramadas, casa do caseiro térrea e colmaçada, tudo circuitado por parede de quatro portas de servidão, tendo, ainda, dentro, uma eira de lousa e respetivo beiral.

Em 1937, o projeto de arquitetura foi entregue aos arquitetos Cunha Leão, Moraes Soares e Fortunato Cabral, do gabinete ARS Arquitetos, sito na Avenida dos Aliados, Porto, e o caderno de encargos, constituído por 220 artigos escritos em 52 folhas de papel datilografado, foi elaborado pelo Eng.º Civil das Obras Públicas e do Corpo de Engenharia de Minas e Serviços Geológicos, Luiz Azevedo Sá Fernandes, do concelho de Chaves.

A 12 de fevereiro de 1940, é publicado no Diário do Governo, que o Governo da República Portuguesa, na pessoa do Ministro das Obras públicas, Duarte Pacheco, concede à Câmara Municipal de Paredes uma comparticipação de 240.000 mil escudos para financiamento na integra, da mão de obra, e que a fiscalização da obra fica a cargo da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e deverá ser concluída no prazo de 24 meses.

A 20 de maio de 1940, realiza-se o concurso para a empreitada da «Construção do novo edifício dos Paços do Concelho de Paredes» tendo sido adjudicada a António Martins da Silva, mestre de obras, residente no Porto, pela importância de 730.000 escudos, sendo que 70% dos operários deverão ser do Concelho de Paredes. A escritura foi celebrada no dia 13 de junho de 1940 com o Dr. José Firmino Vieira de Meireles, Presidente substituto em exercício.

Para instalar os serviços foram realizadas adjudicações das quais destacamos a que foi feita à Firma Silva Moreira & Companhia Ld.ª, do lugar da Fábrica, freguesia de Vilela, para a execução do mobiliário, para o qual foram apresentados desenhos das diferentes peças e à Fábrica de Candeeiros, para luz elétrica – Custódio Ferreira Lino, do Porto – que apresentou pinturas pormenorizadas de candeeiros de acordo com os espaços, sendo que alguns dos quais ainda permanecem hoje, no local.

A 25 de agosto de 1940, integrada nas «Festas Centenárias», altura em que, também, se inaugurou e benzeu o cruzeiro do Centenário da Independência, realizou-se pelas 18h30m a cerimónia do lançamento da 1ª pedra para o edifício dos Paços do Concelho, momento em que terá sido depositado, junto à pedra, um saco de terra provinda das diferentes freguesias, representando simbolicamente que a casa é de todos os habitantes do concelho.

Na inexistência de peças desenhadas do projeto original edificado, em 1986, foram feitos minuciosamente à mão e a tinta-da-china, os desenhos das plantas e dos alçados do edifício, por Jorge Duarte, ainda hoje desenhador da Câmara Municipal de Paredes.


 

O Arquivo Municipal irá divulgar fontes documentais sobre os Paços do Concelho, dia 25, pelas 21h30.

Adicionar a calendário 2020-08-25 00:00:00 2020-08-25 00:00:00 Europe/Lisbon Paços do Concelho: Primeira pedra, 80 anos Facebook / Canal Youtube da Câmara Municipal de Paredes Câmara Municipal de Paredes
Horário:

21h30

Local:
Facebook / Canal Youtube da Câmara Municipal de Paredes
Organização:
Câmara Municipal de Paredes
Informação adicional:
Para mais informações contactar:

Arquivo Municipal de Paredes
Praça José Guilherme
4580 Paredes

Top