Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromo1

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Apresentação do Livro 'Henrique Silva - Arte em Estado e Acção' de António Quadros Ferreira

Apresentação do Livro "Henrique Silva -  Arte em Estado e Acção" de António Quadros Ferreira
10 Dez 2022
Eventos | Arquivo

 

Sinopse:

Desenvolvido em torno de um fio condutor, que faz enquadrar a obra na vida, pretendeu-se com este texto realizar através de um jogo de autobiografia algumas incursões conceptuais ao universo de Henrique Silva, isto é, aos seus mundos nómadas vividos e que pudessem dar eco de um caminho que, na nossa opinião, é singular e único. Com efeito, Henrique Silva ocupa um lugar próprio e específico no panorama da arte moderna portuguesa, que urge divulgar. Não só a sua ligação e herança para com a Escola de Paris mas ainda, e principalmente, com a sua matriz identitária configurada mais tarde com os eixos Porto e Cerveira (Casa da Carruagem, e Bienais), o que lhe permitiu construir com mais nitidez as suas convicções pessoais e políticas de intervenção. Com efeito, o que Henrique Silva nos mostra é a possibilidade de uma tensa mas forte relação entre o que é estético e o que é político. E a emergência da educação artística em Henrique Silva, como um dos grandes objectivos da sua narrativa artística, possibilita operar um futuro claro onde as estratégias pedagógicas, sociais e culturais se inserem numa prática artística de comprometida cidadania.


 

Sobre o autor:

António Quadros Ferreira

Professor Emérito da FBA da Uporto. Académico da ANBA. Presidente da CAE de Belas Artes/Artes Visuais da A3ES. Coordenador do Projecto BCIP, Bases Conceptuais de Investigação em Pintura. Professor do programa de doutoramento La realidad asediada: posicionamientos creativos, Ubarcelona. Doutor da UNice Sophia-Antipolis, França. Bolseiro do MEN, FCGulbenkian, INIC, Governo Espanhol, FCT, e Erasmus. Enquanto artista, realiza exposições, e enquanto investigador, realiza estudos em torno de questões associados à investigação artística. É autor de livros, entre os quais “Nadir Afonso, Arte, Estética e Teoria”, “Fazer Falar a Pintura”, “Pensar o Fazer da Pintura” e “Nadir a Arte em Diáspora”. Tem textos seus publicados em revistas nacionais e internacionais.

 

 

Adicionar a calendário 2022-12-10 20:41:00 2022-12-10 20:41:00 Europe/Lisbon Apresentação do Livro "Henrique Silva - Arte em Estado e Acção" de António Quadros Ferreira Casa da Cultura de Paredes
Horário:

 

18h30

Local:
Casa da Cultura de Paredes
Informação adicional:

Para mais informações contactar:

Casa da Cultura de Paredes
Avenida da República
4580-193 Paredes

Top