-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIGAP Mapas Interativos
SIGAP Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Aconteceu em Paredes - Eventos Desportivos
- Liga Boccia Sénior MVA
- Gala do Desporto
- Paredes Handball Cup
- Rally de Paredes
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- MVA - Ficha de Incrição do Utente 2024/2025
- MVA - Promotor Local IPSS 2024/2025
- MVA - Promotor Local Junta de Freguesia 2024/2025
- Treina Connosco “Caminhada do Pai Natal” - 2024
- Rally de Portugal
- Rally Sprint Paredes
- Semana Europeia do Desporto
- Instalações Desportivas
- Projetos e Programas Municipais
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Paredes Educa - Construir mais Sucesso
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Serviço Educativo
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Ocupa-te
- Orçamento Participativo Jovem de Paredes
- Open Café
- Projeto Chankemaker´s Arena Play Your Part
- Festa Finalistas
- Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta
- Conselho Municipal da Juventude
- Entidades de Interesse Ligadas à Juventude
- Porta 65 - Apoio ao Arrendamento Jovem
- Município Amigo da Juventude
- Feira da Saúde Jovem
- Projetos- Juventude Metropolitana
- Juventude Formulários
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIGAP - Sistema de Informação Geográfica da Autarquia de Paredes
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Contratação Pública
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Contactos
- Canal de denúncias
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Fatura Eletrónica
Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIGAP - Sistema de Informação Geográfica da Autarquia de Paredes
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
9º Ano e Agora?
Um dos aspectos mais importante no trajecto escolar de um adolescente prende-se com a definição da sua vida futura no âmbito profissional. Desta forma, o 9º ano de escolaridade assume-se como o primeiro momento em que o jovem tem realmente de decidir qual a área predominante de estudo nos próximos anos de aprendizagem.
Considerando que no processo de tomada de decisão relativamente ao futuro escolar e profissional do jovem este deverá ter em conta as várias oportunidades que existem após o 9º ano de escolaridade, é importante que se dê conhecimento acerca da oferta existente e se promova uma reflexão acerca das várias profissões, dos interesses e capacidades pessoais para as desempenhar.