Exercício físico adequado para diabéticos avança em Paredes

diabetes1
diabetes
11 Outubro 2018

O Município de Paredes iniciou esta semana um programa de exercício físico dirigido aos cidadãos que sofrem de doença da diabetes.

“Diabetes em Movimento” consiste em proporcionar à população diabética sessões de exercício físico de grupo supervisionado, três vezes por semana, com a duração de 90 minutos, entre os meses de outubro e junho.

As aulas são gratuitas e vão decorrer no Pavilhão Municipal de Paredes, às segundas, quartas e sextas das 14h15 às 15h45.

Refira-se que o programa da Diabetes em Movimento é coordenado pela Direção Geral de Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a promoção da Atividade Física, com o apoio científico do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Neste momento estão inscritos no programa 18 participantes, das freguesias de Lordelo, Sobreira, Cristelo, Baltar e Paredes, referenciados pelo respetivo médico de família e validados pelo diretor clínico do ACES - Vale do Sousa Sul.

As aulas são lecionadas por um Técnico Superior de Desporto do Município paredense e contam com a presença de um enfermeiro do ACES.

Assim, os doentes com diabetes tipo II podem perceber junto do seu enfermeiro e/ou médico se reúnem os requisitos necessários para integrar o referido programa. As fichas de inscrição são, posteriormente, enviadas para o diretor clínico, que analisa a candidatura e reencaminha para o diretor técnico.