Alunos da Sobreira e Recarei aprendem técnicas de controlo de espécies invasoras no âmbito do projeto aprovado pelo Fundo Ambiental

13 Novembro 2018

Duas turmas do 4º ano das Escolas da Sobreira e Recarei participaram na tarde desta terça-feira, 13 de novembro, no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, numa ação de sensibilização ambiental da comunidade escolar, focada no controlo das espécies invasoras. Os alunos realizaram o descasque de acácias e monitorizaram diversas espécies existentes no local.

Esta iniciativa, integrada na candidatura aprovada ao Fundo Ambiental 2018, contou com a participação do Vereador do Ambiente do Municipio de Paredes, Francisco Leal.

No próximo dia 24 de novembro, durante a manhã, o Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, acolhe idêntica ação de descasque de acácias, onde poderá participar a população em geral, proprietários, associações e cidadãos voluntários da região.

Recorde-se que a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, que integra as autarquias de Gondomar, Paredes e Valongo, viu aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental 2018 – Aviso "Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Apoio a projetos no âmbito da conservação da natureza".

Segundo Francisco Leal, “um dos objetivos específicos deste projeto é contribuir para sensibilizar a população para o problema das espécies invasoras como as mimosas, acácias, entre outras espécies. Com esta ação procuramos alertar a comunidade escolar mais jovem para as boas práticas na área do ambiente”.

O projeto visa igualmente o aumento da literacia científica e capacitação de proprietários e gestores florestais, técnicos, estudantes e cidadãos, dotando os intervenientes de ferramentas, ao nível do conhecimento e competências práticas, que lhes permitam desempenhar com regularidade um papel mais interventivo na monitorização e controlo de espécies invasoras.

Neste sentido, a autarquia de Paredes promoveu a dinamização de uma ação de controlo de invasoras no terreno, nomeadamente descasque de acácias, envolvendo um grupo escolar da Sobreira e Recarei.