Paredes recebe um encontro internacional de Nyckelharpa de 23 a 25 de novembro

45609135_2082679615129792_799618736083435520_n
16 Novembro 2018

A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a plataforma Nyckelharpa Portugal, com o Conservatório de Música de Paredes e a Rota do Românico, vão promover o primeiro encontro internacional em Portugal dedicado ao instrumento musical Nyckelharpa, de 23 a 25 de novembro.

A Casa da Cultura e o Conservatório de Música de Paredes são o palco escolhido para a realização de várias atividades, tais como Nyckelharpa Masterclass, com Marco Ambrosini, de uma conferência com o Luthier Alex Pilz e de uma exposição de Nyckelharpa.

A Nyckelharpa é um instrumento musical sueco de corda friccionada, equipado com teclas e cordas de ressonância, que lhe conferem uma sonoridade característica.
Neste encontro estão previstas as seguintes atividades: Masterclass com Marco Ambrosini; Workshop para Iniciantes com Sérgio Calisto, uma conferência com o Luthier Alex Pilz e exposição de instrumentos.

Ao longo do programa haverá lugar a visita à Capela da Quintã e ao Mosteiro de Cête, onde decorrerá um concerto de entrada livre, que prevê a participação do Conservatório de Música de Paredes e dos artistas Marco Ambrosini e Eva-Maria Rusche.

Refira-se que o Marco Ambrosini é músico e compositor italiano. Estreou como solista e nyckelharpa no teatro "Alla Scala" em Milão, em concertos para a Royal Swedish Concert Agency, na Alte Oper Frankfurt, na Philharmony em Colônia, Berlim, Moscou, no Carnegie Hall de Nova York e também tocou com diferentes conjuntos de música antiga, barroca e contemporânea.

Desde o período barroco até aos dias de hoje, a nyckelharpa tem sido tocada na região sueca da Uplândia como instrumento de tradição folclórica.
Graças aos contributos de August Bohlin e Eric Sahlström, entre outros músicos entusiastas na Europa continental que descobriram o instrumento nos anos 80, a nyckelharpa tem conhecido um renascimento a nível mundial, sendo utilizada em vários estilos musicais.

As inscrições na Masterclasse podem ser efetuadas em: cpnyckelharpa@conservatoriomusicaparedes.pt ou através dos telefones 255781995 e 96030853