Ambisousa avança com instalação da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos na Zona Industrial de Parada/Baltar depois das garantias do estudo de impacto ambiental da Universidade de Aveiro

13 Dezembro 2022

O Conselho de Administração da Ambisousa - Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) apresentou à imprensa esta terça-feira, 13 de dezembro, as conclusões do relatório da Universidade de Aveiro sobre a instalação e funcionamento da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos, na Zona Industrial de Parada/ Baltar, no concelho de Paredes.

O encontro com os jornalistas decorreu, no Salão Nobre do Município de Paredes, na presença dos autarcas de Penafiel e Felgueiras e do executivo de Paredes.

No âmbito das conclusões deste estudo a Universidade de Aveiro apresentou quatro cenários, sendo apontada como a melhor solução a quarta opção, "uma vez que será possível atingir o máximo de degradação de sólidos biodegradáveis nos túneis de compostagem, reduzindo a potencial emissão de odores, será ainda possível implementar a neutralização de odores no parque de maturação e junto do biofiltro e, em última instância, fechar o biofiltro, e encaminhar o ar, recorrendo à utilização de um ventilador, para dois contentores de carvão ativado. Esta solução de fim de linha é amplamente usada e com sucesso, aplicada em sistemas idênticos e em muitas outras situações", lê-se no relatório.

Para o presidente do Conselho Executivo da Ambisousa e presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, "trata-se do maior investimento de sempre no domínio do ambiente na região do Vale do Sousa".

"O autarca referiu ainda a vantagem do ponto de vista económico, uma vez que se vai refletir nas tarifas dos cidadãos, e d vantagem de autonomia energética". A produção de biogás nesta nova Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos "pode gerar cerca de 2 milhões de euros de receita para a Ambisousa", adiantou o presidente da Ambisousa, esclarecendo ainda que “o cenário quatro dá total garantia, não há risco algum, mas naturalmente é a solução mais cara”. A empreitada “deve estar concluída até ao final de 2023.”

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, assegurou que "depois da apresentação deste estudo e acompanhamento da Universidade de Aveiro estou ainda mais tranquilo. Optamos pela solução que mais garantias nos dá. A partir de 2024 estes resíduos não podem ir para aterro e, por isso, as únicas soluções seriam ou aproveitá-los ou eliminá-los, nós vamos aproveitá-los e transformá-los em valor.”

De anotar que a implementação da operação permitirá atingir os objetivos futuros de reutilização e reciclagem, particularmente, no que se refere ao desvio da componente orgânica dos resíduos de aterro e obrigação da sua recolha seletiva e posterior valorização. O tratamento será por digestão anaeróbia, com produção de um digerido que sujeito a compostagem posterior permitirá a produção de um fertilizante a utilizar agricolamente. O biogás gerado no processo será valorizado através da produção de biometano a injetar na rede de gás natural e da utilização como combustível. Ou seja, geramos energia verde e composto orgânico.

Recorde-se que a Ambisousa prevê um investimento total aproximado de 18 milhões de euros na construção da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos, o qual contará com uma comparticipação já aprovada de 8 milhões de euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Esta Unidade, terá capacidade instalada para tratar anualmente 25.000 toneladas de biorresíduos, "segundo um tratamento por digestão anaeróbia, cujo biogás gerado no processo será valorizado através da produção de biometano a injetar na rede de gás natural e da utilização como combustível para viaturas de recolha de resíduos".

Refira-se, ainda, que a recolha seletiva será obrigatória em 2024.

A Ambisousa abrange cerca de 333 081 habitantes de seis municípios: Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.