Valter Hugo Mãe é o escritor convidado do primeiro “Café Literário” do ano

10 Janeiro 2023

O primeiro “Café Literário” de 2023 realiza-se esta sexta-feira, dia 13, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes, e conta com o escritor Valter Hugo Mãe como convidado.

O autor de romances como “A Desumanização”, “O filho de mil homens” e “A Máquina de fazer espanhóis” vai partilhar, na sessão conduzida pela Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, o seu percurso.

O Café Literário Júnior também vai contar com a presença de Valter Hugo Mãe. Nesta iniciativa, agendada para sexta-feira, às 14h30, a Biblioteca Municipal será transformada num encontro literário, onde os mais jovens irão entrar em contacto com o escritor e debater livros e as suas histórias.

Valter Hugo Mãe é o nome artístico do escritor Valter Hugo Lemos, que nasceu em Henrique de Carvalho, Angola, em 1971. Além de escritor, é editor, artista plástico e cantor português.

Passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 mudou-se para Vila do Conde. Licenciou-se em Direito e fez uma pós-graduação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.

Em 1999, fundou com Jorge Reis-Sá a Quasi edições.

Em 2001, ainda na Quasi, co-dirige a revista Apeadeiro e em 2006 funda a editora Objecto Cardíaco.

Em 2007 recebeu o Prémio Literário José Saramago, durante a entrega do qual o próprio José Saramago considerou o romance o remorso de baltazar serapião um verdadeiro "tsunami literário".

Para além da escrita tem-se dedicado ao desenho, com uma primeira exposição individual inaugurada em Maio de 2007, no Porto, e à música, tendo-se estreado como voz do grupo O Governo em Janeiro de 2008, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

O escritor coleciona diversos prémios, nomeadamente, o Prémio Almeida Garret, em 1999, o Prémio Literário José Saramago, em 2007, o Prémio de Camilo Castelo Branco, em 2010, o Prémio Portugal Telecom – Melhor Romance do Ano, em 2012, e o Grande Prémio APE, em 2020.