Igreja de Gandra acolhe este sábado o “Young Guitar Masters” com Miguel Matos

24 Janeiro 2023

No próximo sábado, dia 28 de janeiro, pelas 21h30, a Igreja de Gandra vai ser palco do concerto do jovem guitarrista Miguel Matos, no âmbito do projeto “Young Guitar Masters Paredes”.

Miguel Matos iniciou, com apenas 6 anos, o estudo de guitarra na Escola de Artes do Norte Alentejano, em Portalegre. Prosseguiu os estudos no mesmo estabelecimento durante nove anos, sete dos quais na classe do professor José Farinha. Em 2010, o músico ingressou no Conservatório de Música de Coimbra, sob a orientação do professor André Madeira, no qual finalizou o 8.º grau da disciplina de instrumento com nota máxima.

Frequentou a Licenciatura em Música e o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Évora sob orientação do professor doutor Dejan Ivanović. Atualmente frequenta o Mestrado em Interpretação de Música Clássica e Contemporânea na Escola Superior de Música de Catalunya, em Barcelona, na classe da ilustre guitarrista e professora Laura Young. O artista é, ainda, professor de guitarra no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro.

O jovem guitarrista foi protagonista de vários concertos a solo, nomeadamente, em Paris, Coimbra, Águeda, Portalegre e Barcelona. Colaborou com vários grupos de Música de Câmara, entre os quais, o quarteto Scordatura e o trio Ignis Fatuus. Ao longo dos últimos anos tem-se apresentado frequentemente em palco com o duo Ventum-Chordas, em conjunto com a flautista Irene Ribeiro.

O artista foi premiado em vários concursos de guitarra a nível nacional e internacional, dos quais se destacam os seguintes prémios e distinções: 1.ºprémio no “Concurso Internacional Cidade do Fundão – Guitarra” (nível superior); 1.º prémio no “Concurso Nacional Cidade do Montijo – Guitarra” (nível VI); 1.º prémio no “VII Concurso Luso-Espanhol de Fafe” (escalão VI); 1.º prémio ex-aequo no “Festival de Guitarra Ciutat d’Elche” (nível médio); 2.º prémio no “Concurso Internacional Cidade do Fundão – Guitarra” (nível 5); 3.º prémio no “IV Festival Internacional de Guitarra de Guimarães” (categoria G); 3.º prémio no “II Festival Internacional de Guitarra de Guimarães” (categoria F); 3.º prémio no “Nouvelles Etoiles - Online Music Competition” (Categoria C); 5.º lugar no Concurso do Festival “Guitar Art” de Belgrado; Menção Honrosa no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (nível superior).

“Young Guitar Masters Paredes”, evento com Direção Artística de Daniel Lemos e Nuno Cachada e organização do Município de Paredes e a 3M - Associação Artística Social e Cultural, tem como objetivo levar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal e apoiar e promover jovens guitarristas em início de carreira. Os espetáculos decorrem em locais emblemáticos e históricos com a missão de valorizar também o património cultural.

Este concerto a solo tem entrada gratuita e conta com o apoio da Paróquia e da Junta de Freguesia de Gandra.