Paredes celebra Carnaval com desfiles em diferentes freguesias

16 Fevereiro 2023

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia da Covid-19, os desfiles de Carnaval voltam a animar as ruas de Bitarães, Gandra, Lordelo e Mouriz.

Os festejos começam no domingo, dia 19, com o Desfile de Carnaval de Lordelo, promovido pela A2L – Associação Lordelo Lazer, com o apoio da Junta de Freguesia, da Fundação A Lord e do Município. A iniciativa está agendada para as 14h00, com saída do Pavilhão Rota dos Móveis, e promete reunir diferentes associações, clubes e escolas da cidade lordelense.

No mesmo dia, às 15h00, realiza-se o Desfile de Carnaval de Mouriz, dinamizado pela Associação de Desenvolvimento de Mouriz, com início na sede da coletividade. O evento vai premiar crianças e adultos, nas categorias de Melhor Fantasia de Grupo e Melhor Fantasia Individual.

A animação regressa também às ruas de Bitarães, na terça-feira, dia 21, com carros alegóricos, diferentes diversões e um “carro surpresa”. O cortejo, com início nas imediações das Bombas de Gasolina da Cepsa, às 15h00, vai contar com a participação do Grupo de Bombos de São Tomé de Bitarães, do Grupo de Bombos Zés Pereiras da Madalena, do Grupo de Bombos da Associação Académica de Vila Cova, da associação Código Musical de Cristelo e do Grupo de Samba de Lordelo.

Também no Dia de Carnaval, a cidade de Gandra organiza um desfile que vai reunir “mascarados” e carros alegóricos. A concentração dos participantes está agendada para as 15h00, na sede da Junta de Freguesia e a saída, em direção à Escola Primária de Vilarinho de Cima nº 2, para as 15h30. O dia termina com a tradicional procissão de velas, Queima do Velho e sessão de fogo de artifício, às 21h30.

Recorde-se que, além das iniciativas dinamizadas nas diferentes freguesias, o Município promove, esta sexta-feira, dia 17, o Desfile de Carnaval das escolas e IPSS’s, com início na Casa da Cultura de Paredes, às 10h00. Saiba mais sobre este evento em: https://www.cm-paredes.pt/pages/1059?news_id=2246