Secretário de Estado das Florestas promete combate aos incêndios nas Serras do Porto com verbas do PRR

visita_secretario_de_estado_2
visita_secretario_de_estado_3
visita_secretario_de_estado_4
16 Maio 2023

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, de visita à Paisagem Protegida Regional do Parque das Serras do Porto, esta terça-feira, 16 de maio, anunciou no briefing à imprensa, no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, que "os incêndios são o nosso maior problema em termos florestais e vamos também aqui, precisamente nas Serras do Porto, instalar a faixa de interrupção de combustível de primeira ordem, que tem financiamento do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência", revelou o governante.

João Paulo Catarino referiu, ainda, que "pela primeira vez também vão pagar uma servidão administrativa ao proprietário privado, à perpetuidade, para poder instalar esta faixa de interrupção de combustível de primeira ordem que será feita nas Serras do Porto, que obviamente ajudará depois a proteger este património, para além disso temos também as equipas de sapadores".

Durante visita, o presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto e autarca de Paredes, Alexandre Almeida, acompanhado dos presidentes da Câmara de Gondomar, Marco Martins, e de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo presidente do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Nuno Banza, deu nota "da pretensão de terem mais uma equipa de sapadores dedicada ao Parque das Serras do Porto".

Segundo foi revelado neste encontro, abrirá um aviso que vai permitir que as associações intermunicipais, como é o caso do Parque das Serras do Porto, possam candidatar-se a ter uma brigada de sapadores do Parque.

Alexandre Almeida sublinhou também a importância do território passar a AIGP - Áreas Integradas de Gestão da Paisagem que "é para nós muito importante que o Parque das Serras seja considerado uma área de intervenção especial para que depois possamos realmente beneficiar de todos os fundos do PRR para qualificar este espaço".

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas deixou a garantia de "trabalhar nesse sentido, porque são importantíssimos os trabalhos, não só que fazem na altura da vigilância, mas também na prevenção, na gestão de combustível, durante o ano", frisou. "Os incêndios são como sabemos uma preocupação que temos constante, em especial agora no verão e para isso temos de estar todos sensibilizados. Temos de fazer porque temos de proteger esta área como deve imaginar, todo o país, mas em especial este património natural que é valiosíssimo e é, acima de tudo, o pulmão da AMP- Área Metropolitana do Porto ", frisou João Paulo Catarino.

Nesta iniciativa os autarcas tiveram a oportunidade de mostrar projetos que aguardam financiamento, nomeadamente, os passadiços a criar na garganta do canhão da Senhora do Salto, um Parque de Campismo, parques de estacionamento, miradouros, entre outros investimentos que o Presidente do Parque das Serras do Porto, Alexandre Almeida, assinalou: "queremos qualificar este espaço, mas precisamos efetivamente de financiamento e foi isso que o Secretário de Estado presenciou na visitas hoje aos três municípios e viu o potencial que isto tem, verificou que temos os projetos, mas precisamos dos fundos de financiamento".

Para o autarca Alexandre Almeida, "estes foram dois dias excelentes para o Parque das Serras do Porto, porque nós para qualificar cada vez mais este território temos que investir nele. Investir, por exemplo, ao nível da prevenção de incêndios, foi isso que tivemos a fazer ontem no meeting point, o ponto do Parque das Serras que une os três Municípios (Paredes, Gondomar e Valongo), isso permitiu ver a instalação de câmaras que vão permitir detetar incêndios e, depois, com algoritmos, prever a evolução desses incêndios para que possamos tomar decisões, nomeadamente se, no Parque das Serras do Porto, houver trilhos a decorrer naquele momentos, e essas câmara vão cobrir 85% do território dos 6 mil hectares que temos nas serras".

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas iniciou o roteiro desta visita, em Valongo, na sede do Parque das Serras do Porto, passando pelo miradouro da Serra de Santa Justa, seguido de um circuito pelo vale do rio Ferreira (Azenha e Belói), fará também um périplo pela área envolvente às Lagoas de Midões, em Gondomar, onde terá a oportunidade de conhecer um exemplo de requalificação ecológica, passará por/contactará com aldeias do concelho de Paredes e terminará a deslocação no parque de lazer da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

De destacar, ainda, a participação nesta iniciativa de 30 alunos da Escola Básica de Recarei que vão testemunhar o trabalho participativo desenvolvido no âmbito do 'Clube das Escolas' com o objetivo de divulgar o território e os valores naturais e culturais do Parque das Serras do Porto. São de realçar as diversas atividades pedagógicas contínuas dinamizadas pelas Serras do Porto que contribuem para sensibilizar a comunidade escolar para a importância deste território e promover a cidadania ativa na conservação da natureza e floresta.