Município de Paredes anuncia vencedor do Prémio Literário “António Mendes Moreira”

01 Novembro 2023

O resultado da edição de 2023 do concurso literário “António Mendes Moreira”, promovido pelo Município de Paredes, conhecido esta terça-feira, dia 31 de outubro, atribuiu o primeiro prémio a Jorge Moreira, natural da freguesia de Beire, com o texto “Lonjura”. O vencedor foi revelado pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e pela Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles.

A iniciativa ficou, ainda, marcada pela assinatura do protocolo de doação do espólio “António Mendes Moreira” ao Município de Paredes.

O Prémio Literário do médico e autor paredense “António Mendes Moreira” teve como temática as “Mulheres”, inspirada na vida e na obra do artista Henrique Silva.

Este ano, estiveram a concurso 20 textos de todo o país e, também, do Brasil. Cláudia Passarinho, residente de Loures, recebeu o segundo prémio, com o texto “A Caçadora da Fortuna”. O terceiro prémio foi entregue a Susana Nunes, residente de Paços de Ferreira, com o texto “Sussurro”. Inês Caeiro, residente do Barreiro, recebeu a Menção Honrosa com o texto intitulado “Alquimia dos Problemas”.

Recorde-se que o Prémio Literário “António Mendes Moreira”, incluído na programação do evento “Noites Negras”, teve como objetivo homenagear o ilustre médico com o gosto particular pela escrita, contribuir para a produção de novos textos e divulgar a literatura junto da população paredense.

O júri constituído pelo Diretor da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, Vieira Duque, pela Diretora do Jornal das Artes Entre as Letras, Nassalete Miranda, e pela professora Maria José Santos, foi presidido pela Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles. O primeiro prémio foi contemplado com 500 euros, o segundo prémio recebe 250 euros e o terceiro prémio teve um valor de 100 euros. Os três textos premiados serão publicados na próxima edição da Revista Cultural Orpheu Paredes.

Notas biográficas:

António Mendes Moreira nasceu em Paredes a 5 de julho de 1926 e faleceu a 22 de agosto de 2014. Médico de profissão cultivou o gosto pela escrita dedicando-se ao género literário: Ficção narrativa, Conto, Narrativa Autobiográfica e Romance. Da sua bibliografia destacam-se as obras: “O Tojo Também Floresce” (1956); “Vida de Médico” (1966) e “Eu e os Outros” (7 volumes - 1983-2001). Médico desde 1951, foi diretor clínico em hospital, diretor de centro de saúde e professor do ensino secundário. Desde 1991 que existe em Paredes um prémio literário com o seu nome. Recebeu em 2011 a Medalha do Município.