Autarquia de Paredes recompensa adoção de animais

canideos1
22 Janeiro 2018

O Município de Paredes dispõe, no Ecocentro de Cristelo, de um Centro de Recolha de Canídeos, que tem como um dos propósitos realojar de forma responsável os animais que acolhe.

Neste local existem animais à espera de um tutor responsável, empenhado e com tempo livre para lhes oferecer conforto e carinho.

A autarquia paredense “oferece um cheque de esterilização, para ser usado no Hospital Veterinário local, a quem adotar um animal”, refere o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, Francisco Leal.

Para além do cheque de esterilização o Município assegura sem qualquer custo para o adotante a identificação eletrónica e a primeira vacinação.

A adoção é gratuita, no entanto, a atribuição a novos donos não é aleatória e desprovida de critérios. “Este centro não procura apenas um novo alojamento, mas, sobretudo, um novo lar”, esclarece o vereador.

Há algumas particularidades no processo de adoção e algumas exigências legais que é preciso respeitar. A autarquia tem o direito de acompanhar o processo de adaptação do animal adotado ao novo proprietário e de verificar o cumprimento da legislação em vigor, relativa ao bem-estar animal e saúde pública.

Refira-se que todos os animais adotados nesta estrutura de recolha de canídeos são obrigatoriamente identificados com um sistema eletrónico (microchip), que estabelece a ligação entre o proprietário e o animal.

Um dono responsável, para além de cumprir a legislação geral, nomeadamente identificar o seu animal, vacinar, registar e obter a licença na Junta de Freguesia, “deve cuidar dele de forma a promover a sua saúde e bem-estar e vigiá-lo, impedindo que ponha em risco a vida ou integridade de outras pessoas e animais, ou danifique bens”, salienta Francisco Leal.