Hospital do Tâmega e Sousa realizou 100 rastreios metabólicos na Escola Daniel Faria em Baltar

21 Janeiro 2019

No âmbito da proximidade e da parceria da Câmara Municipal de Paredes e do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), a Unidade de Nefrologia do hospital, em conjunto com a Unidade de Nutrição e uma equipa de enfermagem do Serviço de Medicina, realizou na sexta-feira, 18 de janeiro, 100 rastreios metabólicos, abrangendo os alunos do 12º ano, docentes e auxiliares da ação educativa, na Escola Daniel Faria, em Baltar.

Os rastreios promovidos nesta comunidade escolar tiverem em conta a tensão arterial, o peso e diabetes.

A iniciativa insere-se no projeto de “Nefrologia na Comunidade” que está a ser desenvolvido, desde 2015, pelo serviço de Nefrologia do CHTS dirigido pelo médico Carlos Botelho e consiste na realização de um rastreio metabólico na população escolar da área abrangida pelo Hospital do Tâmega e Sousa.

Segundo Carlos Botelho, médico chefe do serviço de Nefrologia do CHTS, no final do rastreio foi referenciado “um adulto para a consulta de Nefrologia e dois adultos e uma criança foram encaminhados para a consulta de Nutrição”.

Para o Vereador da Câmara Municipal de Paredes com o Pelouro da Educação, Desporto, Juventude e Saúde, Paulo Silva, “esta iniciativa do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa junto da comunidade escolar do Concelho de Paredes é muito importante, na medida em que devemos atuar na prevenção da saúde. Os rastreios ajudam à deteção precoce das doenças”.

Refira-se que o próximo rastreio está previsto para o dia 22 de fevereiro e será realizado na Escola Básica e Secundária de Lordelo.