Câmara de Paredes dinamiza Projeto EU CAN com workshops locais

37709683_1780191115369200_8008553830104956928_n
26 Julho 2018

O Município de Paredes está a acolher a realização de workshops locais, à semelhança do que acontece noutros países parceiros, no âmbito do projeto EU CAN.

O primeiro workshop teve lugar na Casa da Cultura de Paredes, no dia 20 de julho, no âmbito do Fórum da Juventude. O público-alvo foram os líderes juvenis locais. O segundo integrou o dia Intergeracional da Semana da Juventude e decorreu na tarde desta quinta-feira, 26 de julho, no Parque do Rio Ferreira, em Rebordosa.

Os workshops locais visam envolver os cidadãos locais, desmantelar e substituir as narrativas de ódio, promovendo assim o envolvimento democrático e intercultural e a participação cívica dos cidadãos; apoiar as comunidades a desenvolver mensagens genuínas / credíveis para combater a radicalização, levando em consideração o contexto e a cultura locais e construir e espalhar contra narrativas adaptadas localmente, promovendo modelos alternativos.

Recorde-se que este projeto teve início em janeiro e visa envolver municípios e organizações locais, associações de direitos humanos, peritos e ONG’s, com o objetivo de promover a cidadania europeia e melhorar as condições para uma participação cívica e democrática a nível da União Europeia, de modo a promover a história e os valores comuns da Europa.

O projeto EU CAN enquadra-se no âmbito das candidaturas ao "Programa Europa dos Cidadãos – Promoção da participação cívica e do envolvimento democrático – Medida: Conexão de cidades" – uma candidatura financiada com 150 mil euros, por fundos europeus, que serão distribuídos pelos parceiros de acordo com as atividades que cada um irá desenvolver.
Basicamente, trata-se de uma linha de financiamento que a União Europeia disponibiliza às cidades para o intercâmbio de boas práticas: 11 países, cujos representantes se reúnem para trocar inovações no setor.