Apontamentos da Nossa História | Os Ex-Votos do século XVIII do Concelho de Paredes

20 Janeiro 2023

No concelho de Paredes há três Ex-votos identificados, em espaços público-religiosos e que remontam ao século XVIII.

Mas o que são os Ex-votos?

Os Ex-votos são ofertas votivas a um santo, em agradecimento pelo pedido feito e em cumprimento da promessa. Trata-se de uma prática de origem muito antiga manifestando-se até aos dias de hoje, na forma de figuras em cera, tais como pernas, braços, pés, cabeças, barrigas e até mesmo figuras de corpo inteiro.

Neste Apontamento pretende-se destacar os Ex-votos pintados a óleo sobre madeira, de arte naïf, criados por artistas populares. São verdadeiras manifestações de fé, mas também de arte. Normalmente, os ex-votos são quadros de pequenas dimensões, aonde pintavam a situação de perigo a que o devoto se viu confrontado e, posteriormente, oferecidos e colocados nos santuários ou capelas, junto da imagem devocional. Habitualmente, a pintura divide-se em duas partes, uma a retratar, através da imagem, o perigo ou aflição e na outra o texto, com o nome do suplicante, alusivo ao acontecimento, graça concedida e a data.

Os ex-votos que ora apresentamos refletem a emigração de paredenses para o Brasil e a fé nas devoções da sua terra Natal, como são os casos dos da Capela de Nossa Senhora do Vale, em Cete, datados de 1744 e de 1796. Um representa o naufrágio e as dificuldades na travessia marítima e o outro, os perigos travados, já em território brasileiro. Quanto ao terceiro exemplar, revela o agradecimento do suplicante à Santa Marta, em Alvre, Aguiar de Sousa, pela cura de uma doença, da sua mulher, em 1752.

O estudo destes painéis pintados proporciona, portanto, o conhecimento de devoções, de grupos sociais, de doenças, emigração, entre outras.

Curiosamente, Carlos Lopes Cardoso, estudioso da freguesia de Cete, obteve um subsídio da parte da Gulbenkian, para percorrer o país e inventariar os ex-votos, durante o período de 1977 a 1982, tendo sido arrolados cerca de 4.000 exemplares.

É um património muito frágil que deve ser preservado e valorizado.

Janeiro de 2023

Maria Antónia Silva

Bibliografia:

AA.VV. (2008) – Ermida da Nossa Senhora do Vale. Rota do Românico do Vale do Sousa. Coord. Lúcia Rosas. Valsousa.

BARREIRO, J., (1922-1924) – Monografia de Paredes. Porto: Tipografia de Laura Couto & Pinto

COELHO, M. F. (1988) – Monografia do Concelho de Paredes. 1 – Freguesia de Aguiar de Sousa. 1ª ed. Gráfica de Paredes: Câmara Municipal de Paredes