Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Parque das Serras do Porto está no terreno

Serras porto 1 1024 2500
11 Julho 2017

O balanço do primeiro ano de trabalho da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto é muito positivo. O objetivo primeiro de constituição da associação já foi cumprido – a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto está formalmente criada.

Cumprido este primeiro passo, a associação constituída pelos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo tem-se focado no seu propósito de alavancar novas e inovadoras formas de promover o estudo, a conservação, a valorização e o usufruto sustentado deste território com cerca de 6.000 hectares (60 quilómetros quadrados), abrangendo as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas.

O órgão executivo da associação é composto pelos Presidentes de Câmara dos municípios envolvidos: Celso Ferreira, Paredes; José Manuel Ribeiro, Valongo; e Marco Martins, Gondomar, sendo a presidência assegurada de forma rotativa por períodos de um ano.

Este cargo foi primeiramente ocupado por Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, que transmitiu recentemente as funções a José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.

“Estamos a construir a primeira Infraestrutura Verde Metropolitana em Portugal, que é o concretizar de um sonho com décadas de existência, um legado da vontade e da capacidade do poder local que vamos deixar à região e ao país”, considera o autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, novo Presidente do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto.

Já para o autarca de Paredes, “este é um projeto geracional, de toda a Área Metropolitana do Porto, mas é também o maior projeto de reordenamento florestal em curso em Portugal”. Celso Ferreira reforça ainda: “Depois do arranque da Associação do Parque das Serras do Porto, enquanto entidade gestora, cumpre-nos agora dar corpo ao desígnio do devolver à população a fauna e a flora da nossa região. É com orgulho que recebemos o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa”.

“Ao concretizarmos um sonho de décadas, sei que estamos a fazer História. E ao fazermos essa mesma unidade com as forças da nossa vontade e da nossa diversidade, sinto que estamos a recuperar um legado que só mesmo o Poder Local poderia tornar realidade”, afirma por seu turno Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

Quem visita o território já se depara com esta nova dinâmica. A Associação assegurou a colocação de sinalética direcional nas vias de acesso e painéis de boas-vindas nas principais entradas, para acolhimento dos visitantes, estando os centros de receção a ser dotados de informação sobre a área.

O lançamento de um livro técnico de caracterização do Parque das Serras do Porto marca ao mesmo tempo o ponto de partida de uma dinâmica editorial que se pretende muito ativa.

Outra vertente importante de atuação da Associação é o incremento do conhecimento sobre o território, estando já a ser implementados estudos nas áreas de mineração romana, património biológico e floresta. Estes trabalhos terão o contributo de especialistas nas diversas temáticas, que ajudarão a compilar e interpretar a informação existente quer ao nível do património natural e cultural quer ao nível da gestão e ainda no que respeita à prevenção de incêndios. No campo da investigação, refere-se ainda o arranque de duas teses, uma de mestrado e outra de doutoramento, de alunos da Universidade do Porto.

O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região, honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Partilhar
Top