Paredes terá Balcão de Atendimento Permanente do IEFP

14 Julho 2017

A Câmara Municipal de Paredes e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional promoveram esta sexta-feira, 14 de julho, uma visita às futuras instalações do Balcão de Atendimento Permanente na Aldeia Agrícola de Paredes, no Largo da Feira).

A visita às instalações contou com a presença do Delegado Regional do IEFP, António Leite e do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, que mostraram o espaço e as suas valências a todas as entidades convidadas

“O lema do Centro de Emprego é o serviço de proximidade, esta é um reforço da presença do IEFP em Paredes. A criação do Balcão de Atendimento Permanente permitirá um reforço na formação às pessoas inscritas e também um apoio aos empresários que procuram mão-de-obra qualificada. Tenho também de reconhecer e agradecer publicamente o empenho da Câmara Municipal de Paredes, particularmente do seu Presidente, na disponibilização deste espaço. Este é um bom exemplo de cooperação entre 2 entidades para o desenvolvimento do Concelho.”salientou António Leite, Delegado Regional do IEFP.

O Balcão de Atendimento Permanente disponibilizará Informações sobre os programas e medidas de apoio à criação de postos de trabalho, Informações sobre certificação de aptidão pedagógica de formadores e certificação de aptidão profissional, receção e renovação de pedidos de candidatura à certificação de aptidão pedagógica de formadores, receção de inscrições para o subsídio de desemprego, informações sobre os centros de reconhecimento, validação e certificação de competências, emissão de declarações da situação dos utentes inscritos face ao emprego, inserção de ofertas de emprego, informação sobre as ofertas de emprego disponíveis, apresentação dos candidatos a emprego às entidades com ofertas de emprego (ajustamento entre a procura e a oferta de emprego), informação sobre os serviços de informação e orientação profissional do IEFP, informação e inscrição para efeitos de formação profissional, informação e Inscrição para efeitos de procura de emprego no Espaço Económico Europeu (Rede Eures), entre outras ações de formação para o aumento da qualidade da mão-de-obra.

“A instalação do Balcão de Atendimento é importante para o Concelho e para a Cidade de Paredes. Em breve, deixamos de ter de nos deslocar a Valongo para tratar de assuntos que podemos resolver no nosso Concelho. Paredes, segundo as estatísticas, é o 7.º Concelho que cria mais emprego e a instalação do Balcão no mesmo edifício onde funciona também o Pólo de Empreendedorismo da Casa da Juventude permite criar uma nova dinamização do emprego jovem em Paredes” refere Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

TAXA DE DESEMPREGADOS BAIXA EM PAREDES
No âmbito da visita foram ainda revelados dados relativos ao número de desempregados inscritos no Centro de Emprego, registando-se uma tendência nacional de diminuição, sendo que em Paredes a taxa de desempregados inscritos é ainda mais baixa que a média nacional.