Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes
siga-nos Facebook Issuu RSS feed

Aires Montenegro apresenta “Tristeza Solene”

Solene 1 1024 2500
10 Novembro 2017

O autor Aires Montengero apresenta, sábado, 18 de novembro, na Casa da Cultura de Paredes, o seu novo romance “Tristeza Solene”, pelas 21h.

A história relata a vida de um velho professor que num Lar passa o tempo a tecer recordações esfarrapadas, que vai depois espalhando pela intimidade de um diário, na ilusão de que a vida lhe possa revelar ainda algum sentido original. Ao tempo que escreve um diário, recorda um tempo que lhe foi marcante: 1958: um amor proibido, as eleições de Humberto Delgado, o sonho da escrita de um romance sobre Giordano Bruno.

No Lar, um dia aparece um novo hóspede que vem a descobrir ter fundas ligações ao seu passado. Perpassa pelos últimos dias do velho professor como que uma tristeza solene que o acabrunha e ao mesmo tempo o inebria.

Aires Montenegro nasceu em 1948, em S. Martinho das Chãs, concelho de Armamar, distrito de Viseu. Reside em Gandra, Paredes. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi Professor de Filosofia em vários Liceus e Escolas Secundárias, tendo concluído a sua carreira na Escola Secundária Daniel Faria, de Baltar, concelho de Paredes, onde leccionou mais de vinte anos.

Estreia-se na literatura, em 2004, com o livro de poesia ‘Sagrado Letes’. Seguem-se os livros ‘A Última Emboscada’ (conto), ‘Último Nocturno’ (romance), ‘Oferenda Oriental’ (poesia) e ‘Diria o Maestro’ (romance).

‘Tristeza Solene’ é o seu mais recente romance, editado em 2017 pela Idioteque.

Partilhar
Top