Câmara de Paredes faz balanço positivo da limpeza de terrenos florestais com cerca de 60% já limpos em todo o concelho

15 Março 2018

O pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Paredes apresentou, hoje, aos jornalistas o balanço da limpeza de terrenos no concelho. Recorde-se que o prazo legal para os proprietários de terrenos florestais limparem às áreas contíguas às habitações termina neste dia, 15 de março.

No encontro com os jornalistas, em Paredes, Alexandre Almeida, presidente da autarquia, mostrou-se bastante satisfeito com “os paredenses que aderiram positivamente a esta necessidade de cumprir os prazos legais de limpeza dos terrenos”.

Para o vereador da Proteção Civil, Elias Barros, “a Câmara faz um balanço positivo dos trabalhos no concelho, tendo em conta que cerca de 60% dos 600 hectares de terreno identificados já foram limpos”, adianta o vereador.

A autarquia de Paredes prevê investir cerca de 40 mil euros na limpeza dos terrenos dos proprietários incumpridores e na limpeza das faixas de segurança nas vias municipais. O presidente do município, Alexandre Almeida, adiantou que “o trabalho será contratado a uma empresa externa ao município e para esse fim a autarquia vai recorrer à linha de financiamento do Governo. O objetivo é ter os 600 hectares de terrenos florestais do concelho limpos até 31 de maio”.

Alexandre Almeida salientou que “quem não conseguiu fazer até agora a limpeza tem que continuar a fazê-la”. O autarca explicou ainda que a “fiscalização vai existir e as pessoas vão ser notificadas na mesma a dizer que estão a incumprir, mas se limparem até 31 de maio não será levantado o auto”.

Recorde-se que o primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que não serão aplicadas multas se até junho as limpezas estiverem “efetivamente concluídas”.

O município irá proceder à limpeza das estradas municipais até 30 de abril, com especial incidência nas freguesias de Aguiar de Sousa, Recarei e Sobreira. Está previsto também efetuar trabalhos de limpeza no sul do concelho na via Santa Comba – Alvre, na via Rota dos Móveis, em Lordelo e na zona do Cruzeiro, em Baltar.

O serviço de Proteção Civil Municipal já fiscalizou as zonas industriais. “Até ao final de fevereiro, 62% dos proprietários dos terrenos nessas zonas já tinham efetuado a limpeza. Percentagem essa que já terá aumentado nas últimas duas semanas”, revelou Elias Barros.

De sublinhar, ainda, que foram realizadas quatro sessões de sensibilização destinadas aos proprietários florestais no concelho de Paredes, em parceria com a Associação Florestal do Vale do Sousa e as Juntas de Freguesia de Aguiar de Sousa, Sobreira, Recarei e Astromil. A autarquia começou já a contactar as entidades responsáveis pela limpeza das faixas de gestão de combustível nas autoestradas e estradas nacionais que atravessam o concelho.