No dia dos monumentos e sítios Paredes apresenta projeto “Caminhar pelo Património”

Capa_PPT
18 Abril 2018

Assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, e no âmbito do Ano Europeu do Património, o Município de Paredes apresentou as linhas gerais do projeto “Caminhar pelo Património” que pretende agregar um conjunto de percursos já existentes e outros a traçar e homologar, acrescentando-lhes valor com o propósito de dinamizar a cultura, o ambiente, o desporto e o turismo nas Freguesias de Paredes.

Este projeto nasce da vontade da comunidade, juntando as diferentes associações envolvidas e as pessoas amigas do património cultural e das caminhadas por Paredes.

A Câmara Municipal de Paredes, ”consciente da importância do Património como um elemento para o desenvolvimento integrado do concelho, antes de mais, pela sua diversidade tipológica (a nível arqueológico, arquitetónico, etnográfico e natural) e a possibilidade de vivência de inúmeras experiências”, frisa Alexandre Almeida, presidente do Município.

Com este projeto multidisciplinar que envolverá todos os Pelouros da autarquia, pretende-se também a complementaridade da vertente desportiva, cultural, turística e ambiental.

Ainda embrionário, o projeto terá, numa primeira fase, de identificar todo o património (por forma a desenhar os caminhos) onde se pretende desenhar, marcar, homologar e promover trilhos pedestres no concelho, por forma a dar a conhecer, através dos trilhos construídos, o que de melhor e de diferente existe em Paredes. Permitirá, igualmente, que qualquer caminhante/turista possa caminhar de forma autónoma, individualmente ou em grupo, nos trilhos desenhados.

Como estratégias para a consecução do programa irá proceder-se a um levantamento exaustivo de todo o património existente nas freguesias do concelho de Paredes, esperando-se atingir um resultado, a três anos, da marcação e homologação de, pelo menos, seis trilhos.

Os caminhos/trilhos escolhidos passarão, entre outros, pelos monumentos que integram a Rota do Românico; as Casas, Quintas e Agras (entre as quais, as Casas dos Brasileiros em Paredes); as Serras e os Montes (valorizando-se as Serras do Porto e o Caminho da Mineração Romana, assim como Os 3 Picos de Baltar); Rios e Ribeiras; Vias (Romanas, Reais e de Ferro); Personalidades (poetas e prosistas); e demais singularidades (“Ao Encontro da Lontra” e “O Tremoço: do campo ao Copo”).

A Câmara de Paredes, juntamente com estes caminhos e trilhos irá identificar e marcar a “Rota dos Brasileiros”, uma vez que este território é rico em património edificado, vivências culturais da vida desta época da história de Portugal que refere os imigrantes portugueses nos Brasil que são também conhecidos como “portugueses de torna viagem”.

Para Alexandre Almeida, “estas serão novas formas de zelar, de divulgar, de olhar e de ver o património, permitindo-se aos caminhantes/turistas que circulem num concelho uno, Paredes, com a máxima segurança”, garante o autarca.

O projeto permitirá também tornar a herança cultural menos passiva, envolvendo e consciencializando todos os atores locais, que se associam aos poucos ao Município, neste árduo e contínuo trabalho de valorização do património, gerador de riqueza e de desenvolvimento local.