Paredes apresentou na Câmara do Porto o Projeto EU CAN vocacionado para a Europa dos cidadãos

eu_can_paulo
18 Abril 2018

A convite do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Ponto de Contacto Nacional para o programa “Europa para os Cidadãos”, o Município de Paredes apresentou, numa sessão de decorreu nas instalações da autarquia portuense, o projeto que está a coordenar, vocacionado para a Europa dos cidadãos – o EU CAN – European Counter and Alternatives Narratives Network, integrado no programa "Europa para os cidadãos" - "participação democrática e participação cívica".

Com este projeto, iniciado em janeiro e que se prevê terminar em dezembro de 2019, pretende-se envolver municípios e organizações locais, associações de direitos humanos, peritos e ONG’s, com o objetivo de promover a cidadania europeia e melhorar as condições para uma participação cívica e democrática a nível da União Europeia, de modo a promover a história e os valores comuns da Europa.

Segundo o vereador Paulo Silva, “não temos dúvidas de que no final deste projeto sairão conclusões úteis e boas práticas de cidadania. Tudo faremos para a promoção da participação cívica e do envolvimento democrático para a conexão de cidades”.

Acrescenta que “o que se impõe agora é trabalhar para desenvolver, no âmbito do EU CAN, a integração da diversidade cultural, particularmente, no que se refere à população migrante”.

Recorde-se que o projeto EU CAN enquadra-se no âmbito das candidaturas ao "Programa Europa dos Cidadãos – Promoção da participação cívica e do envolvimento democrático – Medida: Conexão de cidades" – uma candidatura financiada com 150 mil euros, por fundos europeus, que serão distribuídos pelos parceiros de acordo com as atividades que cada um irá desenvolver.

Basicamente, trata-se de uma linha de financiamento que a União Europeia disponibiliza às cidades para o intercâmbio de boas práticas: 11 países, cujos representantes se reúnem para trocar inovações no setor.

O Município de Paredes é o coordenador do projeto que engloba, ainda, a Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS), Associação Walktogether, Associação Monomyths, Penthesileia, Município de Demir Kapjia, Município de Guadassuar, Associação Xano Channel, Município de Lezhe, Município de Viareggio, Associação Koine, Alphabet Formation, Associação Apkabink Europa.