Executivo Municipal aprovou por unanimidade um voto de louvor ao lordelense José Mota pela conquista da Taça de Portugal

21 Maio 2018

O Executivo Municipal aprovou por unanimidade um voto de louvor ao lordelense José Mota, treinador do Desportivo das Aves, que ontem, 20 de maio, conquistou a Taça de Portugal.

A proposta do presidente da Câmara Municpal de Paredes, Alexandre Almeida, foi votada, hoje, à reunião de Câmara.

Foto: O Jogo

VOTO DE LOUVOR

Reunião Ordinária do Executivo

Câmara Municipal de Paredes

21 de maio de 2018

O Executivo Municipal propõe a esta Câmara um VOTO DE LOUVOR a José Mota, ilustre lordelense treinador do Clube Desportivo das Aves que ontem, 20 de maio de 2018, conquistou, no Jamor, a Taça de Portugal.

José Albano Ferreira Mota, natural de Lordelo - Paredes, nasceu em 25 de fevereiro de 1964.

É conhecido pelo seu primeiro e último nome, José Mota, o técnico lordelense está entre os melhores treinadores do futebol português.

Iniciou a carreira de futebolista no clube da sua terra, o Aliados de Lordelo, onde cedo se destacou, seguindo-se o contrato com o Futebol Clube Paços de Ferreira, equipa que representou durante quase uma década, tornando-se numa das referências da equipa, da qual foi também capitão.

José Mota terminou a sua carreira de jogador, em 1996, ainda no Paços de Ferreira, passando a integrar a equipa técnica do clube, como treinador adjunto, até chegar a treinador principal, em 1999.

Treinou o Paços de Ferreira até 2008, tendo pelo meio uma breve passagem pelo Santa Clara dos Açores, em 2004.

Da sua carreira destaca-se a qualificação o Paços de Ferreira para a Taça UEFA, na temporada de 2006/2007, após ficar em sexto lugar no Campeonato Nacional.

Em de 2008, passou a treinar o Leixões, na Primeira Liga, alcançando para o clube o sexto lugar no Campeonato, depois de ser considerada a equipa sensação da época, ao liderar a competição entre a sétima e a décima jornada.

A carreira do técnico José Mota, na época de 2010/2011, passa pelo Belenenses, salvando o clube da descida, na Segunda Liga.

Na época seguinte lidera o Vitória de Setúbal, onde esteve até 2014. Ainda nesse ano de 2014, assumiu a liderança dos treinos do Gil Vicente Futebol Clube, à quarta jornada da Primeira Liga.

Na época 2016/2017 levou o Desportivo das Aves à primeira Divisão. Sai do Desportivo das Aves e vai para o Clube Tunisino CS Sfaxien. Nesta época regressa ao Aves e em maio de 2018, conquista para o Desportivo das Aves a vitória na final da Taça de Portugal.

José Mota, concretizou desta forma brilhante o sonho de criança de vencer a Taça de Portugal, no Estádio Nacional do Jamor, este domingo, 20 de maio de 2018.

Das distinções atribuídas a José Mota, salienta-se, em 2016, a homenagem ao treinador lordelense na 5ª Gala do Desporto com o prémio Alto Prestígio do Município. No ano seguinte a Câmara Municipal de Paredes, atribuiu-lhe a Medalha de Ouro, em 19 de junho de 2017.

Pela relevância da conquista desportiva a nível nacional e pelo contributo de prestigiar o nome de Lordelo - Paredes, proponho que seja aprovado um VOTO DE LOUVOR ao ilustre lordelense JOSÉ MOTA.

Paredes, 21 de maio de 2018

O Presidente da Câmara Municipal