SUGESTÃO DE LIVROS | POR DONZÍLIA MARTINS

12193295_1013453725394409_2626015469877433866_n
28 Agosto 2020

Na última sexta-feira de cada mês, os autores convidados do "Café Literário" partilham sugestões de livros e de leituras. A convidada de agosto é a professora e autora Donzília Martins, que também nos conta a escolha do "Romance da sua vida".

O LIVRO DA MINHA VIDA: "A BOA TERRA " da autora PEARL S.BUCK.

Foi uma das obras que mais me sensibilizou pelo tema da fome e da "quase" escravatura da mulher na China.
Remete-nos para a miséria de uma "China" que ela conhece profundamente, porque aqui viveu, embora nascesse na Virgínia Ocidental, baseando-se na sua observação quotidiana e experiencia, revelando a cada instante um realismo chocante.
Faz-nos pensar que a um qualquer momento pode vir uma catástrofe, neste caso da obra foi a a seca, mas que podia ser atual como o virus que alterou o modo de ser do mundo, as mentalidades, e a vida.
Uma obra escrita pela autora em tres meses no ano de 1930, traduzida em 20 linguas e que obteve o Prémio Pulitzer.
O cinema consagrou esta obra maxima da literatura com o nome TERRA BENDITA.

Dois pequenos extratos:
(...)" aquela terra de que faziam a sua casa, de que tiravam o sustento dos seus corpos e de que fabricavam os seus deuses..."

(...) "voltaram para casa, indo ela doze passos atrás dele, como é devido a uma mulher..."

Obra interessantíssima e que recomendo vivamente.

Sugestões de leitura:

"POESIA COMPLETA" de Miguel Torga
Num universo de 965 paginas é o meu livro de cabeceira que abro quase todos os dias e sempre me surpreende e encanta!

"A Tragédia da rua das Flores" de Eça de Queirós
(...) " a minha ambição seria pintar a Sociedade portuguesa, tal qual o fez o Constitucionalismo de 1830 e mostrar-lhe, como num espelho, que triste pais eles formam" (...) (quer ser o "artista vingador")

(...)

donzilia martins

Perfil:

Donzília da Conceição Ribeiro Martins nasceu em Murça no dia 25 de setembro de 1942.
Reside em Paredes. Tem o curso do Magistério Primário de Vila Real e é licenciada em História pela FLUP.
Publicou Catorze livros até Março de 2019.
Três livros de poesia: (Lágrimas e Sorrisos em Sonhos de Vida;1991;
Lírios do Campo; 2004;
Quando o Teu Olhar. (2006)
Quatro livros infanto-juvenis: “História do Zé Luís o Menino Petiz”2008;“
Sonhos de Encantar”2009;
“O Grilo e o Passarinho”2010;
“O Ratinho, o Milho e a Flor do Vento” 2013;
Um de investigação: O Mercado Feira de Lordelo, 2003
Dois livros de contos: Um País Na Janela do Meu Nome;
Divagações à Flor da Alma e do Mar.
Um livro de memórias. “Espólio de saudade” 2015;
Um livro de contos e poesia Hoje às sete da manhã; 2017
UM livro de memória e poesia “No arquivo da memória” 2018.
Um romance autobiográfico “DORIM O SONHO DE MARIA”, março 2019.
É sócia de Várias Associações de escritores e poetas.
Participou em dezenas de Coletâneas e está incluída no segundo volume do Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses.
Em 18 de julho de 2005 foi homenageada pela Câmara Municipal de Paredes com a placa de prata “ Honra e Mérito – Paredes reconhece”.

Foto: DR