Município de Paredes promove atividades para população com deficiência

2_
10 Novembro 2021

A Câmara Municipal de Paredes apresentou, esta terça-feira, dia 9, as atividades desportivas, sociais e culturais destinadas à população com deficiência ou incapacidade do concelho. A reunião juntou a Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Beatriz Meireles, o Vereador com o Pelouro do Desporto, Renato Almeida, e as escolas e associações que integram o Grupo de Trabalho para a Inclusão.

No âmbito da promoção da atividade física e desportiva, iniciam-se, já na próxima semana, as atividades “Vamos à água!”, com aulas de natação adaptada e com a vertente de competição, e “Vamos ao golfe!”, com a promoção de torneios entre os Municípios de Paredes, Lousada e Penafiel. “Boccia vai às Escolas/Instituições” é outra das atividades desportivas promovidas pela autarquia.

O programa contempla também iniciativas nas áreas social e recreativa. O Município pretende levar às escolas e instituições a exposição de pintura “Olhares Desiguais”.

No dia 3 de dezembro, será comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com um encontro de natação adaptada, na Piscina Municipal de Paredes, uma palestra sobre “o papel do desporto adaptado na inclusão social das pessoas com deficiência e um concerto” e um concerto da Orquestra INQuieta.

O Grupo de Trabalho para a Inclusão promove, também, um espetáculo de Natal, intitulado “Bosque do Piripak”, no dia 10 de dezembro.

No próximo ano, serão dinamizadas ações que visam promover o desenvolvimento de competências sociais e profissionais, como as oficinas criativas de artes e música e uma sessão de sensibilização para uma Empregabilidade Inclusiva, em parceria com a Associação Salvador.

Para celebrar o Carnaval, o Município dinamiza um desfile protagonizado pelas escolas e associações do Concelho que trabalham com a população portadora de deficiência, no dia 25 de fevereiro.

No calendário constam, ainda, o Encontro de Orientação Adaptada, no dia 21 de março, a visita à Casa da Música, no Porto, no dia 1 de abril e as Jornadas “Desporto para todos/as”, no dia 31 de maio.

No verão, voltam a realizar-se as “Férias Inclusivas”, entre 25 e 29 de julho.

Do programa do Grupo de Trabalho para a Inclusão fazem parte sete escolas e quatro associações do Concelho.