Município de Paredes promove Inclusão da comunidade cigana com visita ao CFPIMM para conhecer formações profissionais

21 Fevereiro 2022

O Projeto (Pa)redes de Inclusão promoveu uma visita da comunidade cigana de Paredes ao Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM) com o objetivo de encaminhar os indivíduos para formações de qualificação profissional, bem como dar a conhecer as instalações e as áreas de que o Centro dispõe.

Beatriz Meireles, Vereadora do pelouro de Ação Social, referiu, durante a visita, que “na área da formação o Município entendeu realizar esta visita ao CFPIMM porque há muitos interessados em fazer formação” acrescentou que “estamos completamente certos que a autarquia vai conseguir trazer algumas pessoas para estas formações”. A Vereadora salientou, ainda, que “todas as áreas de intervenção do Projeto (Pa)redes de Inclusão, acabam por seguir um único propósito, de incluir os ciganos na comunidade a que pertencem já há muito tempo”.

Na área de emprego e formação para além desta iniciativa, os técnicos do projeto realizaram contactos com empresas para integrarem elementos da comunidade cigana nos seus quadros de pessoal. Até ao momento, já foram realizadas sete entrevistas de emprego com a ajuda, orientação e preparação da estrutura técnica do Projeto.

A visita foi acompanhada pela Diretora do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego de Valongo, Maria Luísa Barreto, e contou com a participação de 18 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 47 anos.

Recorde-se que o Projeto (Pa)redes de Inclusão, iniciado em novembro de 2021, tem como principal objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das 96 pessoas da Comunidade Cigana de Paredes que reside no acampamento, intervindo nas áreas psicossocial, saúde, educação, emprego e formação, e habitação.

Durantes os últimos meses o Projeto já permitiu a realização de várias atividades junto da comunidade como por exemplo a realização de programas de competências pessoais, sociais, familiares e relacionais, articulação regular com as escolas e centros de saúde, visita à Casa da Música, com crianças e jovens que participaram no projeto “Holograma”, entre outras. Futuramente realizar-se-á a Semana da Interculturalidade e várias sessões de informação na área da saúde, ações de promoção de cidadania, empregabilidade e competências digitais.