Município de Paredes Assina Protocolo com a Federação Portuguesa de Natação para populações especiais

23 Fevereiro 2022

O Município de Paredes celebrou, esta manhã, um protocolo de colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Associação de Natação do Norte de Portugal, a Escola Secundária de Paredes e a Escola Básica e Secundária de Paredes, para a implementação do projeto “Natação Adaptada para Populações Especiais: aprender a nadar para incluir, formar para competir”.

Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, referiu, durante a cerimónia, que “Paredes é uma cidade que se preocupa com a inclusão” acrescentando que o Município “tem uma grande preocupação na área da inclusão social seja através do desporto, como através da cultura, com este protocolo estamos a oferecer mais competências a estes jovens para que no futuro tenham a oportunidade de competir”.

O projeto, desenvolvido pela FPN, tem como principal objetivo desenvolver e fomentar a prática de natação adaptada junto da comunidade escolar. Esta iniciativa contribuirá para a inclusão das pessoas portadoras de deficiência no meio desportivo e na sociedade.

Na cerimónia marcaram também presença o Vereador do Desporto, Renato Almeida, a Vereadora de Ação Social, Beatriz Meireles, o Presidente da FPN, António José Silva, o Vice-Presidente da Associação de Natação do Norte, Rui Manuel Montes, em representação da Escola Secundária de Paredes, Sandra Batista, e o Diretor da Escola Básica e Secundária de Paredes, Carlos Miguel Cavadas.

Recorde-se que o Município de Paredes, juntamente com as escolas e instituições do Concelho, criou o Grupo de Trabalho para a Inclusão que tem como finalidade dar resposta às necessidades específicas das pessoas com deficiência e/ou incapacidade do concelho promovendo a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social desta população. Este Grupo promove diversas atividades desportivas, culturais e sociais.

Assim, esta parceria com a FPN irá permitir a integração dos alunos inseridos no Grupo de Trabalho para a Inclusão nas mais diversas competições regionais, nacionais ou internacionais, mediante as competências adquiridas nas aulas de Natação Adaptada. Atualmente, frequentam estas aulas 15 alunos.