Paredes acolhe 25 alunos e professores europeus do programa Erasmus + para discutir “estudo da integração dos refugiados”

02 Março 2022

O projeto “Let’s walk together to handle obstacles”, do programa Erasmus +, trouxe a Paredes uma comitiva de 25 alunos e professores da Turquia, Espanha e Grécia, acolhida pelo Agrupamento de Escolas de Vilela. Os visitantes foram recebidos, nesta quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, pelo Vereador da Educação, Paulo Silva.

A sessão começou com uma apresentação do projeto, coordenado por professores e alunos da Turquia. “O objetivo é sensibilizar os alunos e professores para a questão dos refugiados e permitir que tenham contacto com outros sistemas educacionais e sociais”, explicou Burak Gursoy, professor turco.

A iniciativa visa, ainda, estudar a integração dos refugiados nos diferentes países, fomentar a inclusão de estrangeiros em países de acolhimento, mostrar a importância da aprendizagem das línguas como forma de inclusão e desenvolver e fortalecer a cooperação entre os estados da União Europeia.

O Vereador da Educação, Paulo Silva, sublinhou que “este tipo de projetos é muito importante em todas as alturas, mas, sobretudo, nesta, em que é essencial caminharmos juntos para superar obstáculos, como sugere o título do projeto”.

“O projeto não podia estar mais atualizado, uma vez que o tema está totalmente focado em como receber refugiados. Queremos trabalhar com professores e alunos, de forma a promover a integração”, acrescentou o Diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, Albino Pereira.

A visita começou na segunda-feira, dia 28, e decorre até sexta-feira, dia 4 de março.