Município de Paredes acolhe 5º Seminário sobre 'Tráfico de Seres Humanos e Deslocações Forçadas: Fatores de Risco e Vulnerabilidade'

Município de Paredes acolhe 5º Seminário sobre "Tráfico de Seres Humanos e Deslocações Forçadas: ...
227f6fcc_c665_4342_8553_9e7a68afaa21
28fce305_7b28_4988_9264_2bb9644fb33f
19 Outubro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e a Secretária de Estado para a Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, participaram hoje, dia 19 de outubro, no 5º Seminário sobre “Tráfico de Seres Humanos e Deslocações Forçadas: Fatores de Risco e Vulnerabilidade” organizado pela Rede Regional Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, na Casa da Cultura de Paredes.

Alexandre Almeida deu as boas-vindas aos oradores e participantes do seminário realçando o facto de que “o Município, pela sua proximidade ao território e às pessoas, tem de desempenhar um papel muito importante no que diz respeito a esta problemática”.

O autarca salientou que a Câmara de Paredes é uma entidade parceira, desde 2018, da Rede de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos (TSH) e que por isso já realizou várias sessões de sensibilização para todas as corporações de Bombeiro do Concelho, Cruz Vermelha, Escuteiros e Escoteiros, e proteção civil no geral.
A Secretária de Estado para a Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, também presente na sessão de abertura, referiu que é muito importante constatar que está “num território onde há uma autarquia local profundamente empenhada na luta contra este fenómeno, o tráfico de seres humanos”.

A iniciativa, acompanhada pela Vereadora Beatriz Meireles e pelo Vereador Paulo Silva, contou com dois momentos de partilha e interação. A primeira mesa abordou as deslocações forçadas como fator de risco para o tráfico de seres humanos, a segunda mesa teve como mote a experiência de Portugal no acolhimento de pessoal deslocadas.