Jangada Teatro sobe ao palco da Fundação A Lord com Escrita em Cena 'A diferença de ser português'

Jangada Teatro sobe ao palco da Fundação A Lord com Escrita em Cena "A diferença de ser português"
21 Outubro 2022

A peça Escrita em Cena "A Diferença de ser português", da Jangada Teatro, vai ser apresentada no palco da Fundação A Lord, em Lordelo, este domingo, dia 23, às 16h00.

O espetáculo apresenta o teatro e as artes performativas como um recurso de excelência para a valorização da literatura.

O Escrita em Cena insere-se no Festival Inventa, um projeto que desafia quatro companhias artísticas ligadas à região do Douro, Tâmega e Sousa a levarem ao palco quatro espetáculos originais, num total de 28 apresentações. O teatro e as artes performativas constituem um recurso por excelência para a valorização da literatura.

A Astro Fingido, a Filandorra – Teatro do Nordeste, a Jangada Teatro e o Teatro do Montemuro, com a participação de atores amadores dos 12 concelhos da região, revisitam a vida e a obra literária de Daniel Faria, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra e Soeiro Pereira Gomes.

A Jangada Teatro foi fundada em 1999, com o objetivo de elevar o nível cultural da região geográfica onde está inserida, sedeando-se no Auditório Municipal de Lousada, onde tem o seu espaço de trabalho, artístico e administrativo. A acrescentar ao seu método, iniciou em 2002 a pesquisa formativa e performativa de formas animadas. A fusão do trabalho do ator com as marionetas, as máscaras e a música ao vivo, tem vindo a revelar-se uma das grandes mais-valias do projeto Jangada. Por tal, ao longo dos anos de projeto, a companhia tem vindo a destacar-se no panorama teatral português, tendo-se apresentado nas melhores salas de norte a sul de Portugal e no estrangeiro, levando a que em 2005 tivesse sido agraciada com a medalha de mérito municipal na área da cultura. Outra das valências é a organização de certames, como o Folia – Festival de Artes do Espetáculo de Lousada e o Foliazinho, com uma programação multidisciplinar.

A entrada é gratuita até lotação da sala.