Paredes promove 'Noites Negras' de 27 a 31 de outubro com o escritor Gonçalo M. Tavares

Paredes promove "Noites Negras" de 27 a 31 de outubro com o escritor Gonçalo M. Tavares
24 Outubro 2022

A Biblioteca Municipal de Paredes é o ponto de encontro da programação das "Noites Negras" de 27 a 31 de outubro. Das diversas iniciativas que integram as “Noites Negras” destaca-se a presença do escritor Gonçalo M. Tavares, que durante dois dias dinamizará duas conferências sobre o tema essencial do pensamento "Como Viver?", um momento de partilha e interação do autor com o público inscrito previamente na iniciativa, onde fará também a apresentação do seu mais recente livro "O Diabo", com edição da Bertrand Editora.

Assim, dia 29, das 14h00 às 19h00 e dia 30 das 11h00 às 13h00 e das 14h às 17h00, na Biblioteca Municipal, o escritor Gonçalo M. Tavares irá dinamizar duas conferências sobre “Como Viver?” tendo por base as obras "Atlas do Corpo e Imaginação" e "O Diabo". As duas sessões de 5 horas cada, são limitadas a 45 participantes previamente inscritos no site da autarquia. No sábado, pelas 19h00, o autor apresentará justamente o seu livro “O Diabo”.

Ainda no sábado, às 21h30, será divulgado o vencedor do Prémio Literário António Mendes Moreira, concurso literário promovido pela Câmara Municipal de Paredes. Às 21h45 segue-se a apresentação do livro “Poeira” de Vítor Hugo Moreira.

Na envolvente da Biblioteca Municipal haverá ainda um "Mercadinho de Halloween", com produtos gastronómicos locais, aberto, no dia 29 das 14h00 às 22h00 e no dia 30 das 11h00 às17h00.

Das diversas iniciativas que integram a programação das "Noites Negras", o público escolar pode acompanhar, na quinta-feira, 27, no Pavilhão Multiusos de Astromil (9h00 e 14h00), o bailado "Meia história encaixa", uma coreografia do "Memorial do Convento" obra de José Saramago. Destinado aos alunos do ensino secundário haverá ainda o concurso de ideias "Como ler?".

Na sexta-feira, 28, às 15h00, no "Up and Down", o artista e curador José Rosinhas irá dar a conhecer Livros de Artista. À noite haverá espetáculos pelos bares locais com os vários artistas já selecionados para participarem no concurso de jovens talentos na área da música promovido pelo Município e pela Associação Genoa. Os vencedores deste concurso serão conhecidos dia 10 de dezembro, na Casa da Cultura de Paredes, mas até lá, o seu talento musical pode ser apreciado nos bares: Estória, Troika, Piso de Baixo, Zen, Praça e Mercado 4580, de Paredes e o Tree Lounge Park (Rebordosa) e Kilimanjaro Caffé Bar, da Sobreira.

Para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo de ensino básico, no dia 31, há leitura encenada por Fátima Neto “Malvina, a Bruxa Malvada” de Miguel Borges Silva.

As "Noites Negras" dinamizam ainda o comércio local, através do "Concurso de Montras de Halloween". As lojas vencedoras serão anunciadas no dia 4 de novembro, após o Café Literário.

O evento "Noites Negras" é organizado pela Câmara Municipal de Paredes, com o apoio da ASEP – Associação de Empresa de Paredes, do Paredes Integra e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Programação e inscrições: https://www.cm-paredes.pt/pages/1938