Alunos de Escolas de Paredes recolhem mais de 857 kg de pilhas e baterias

28 Outubro 2022

O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Paredes, Francisco Leal, participou esta quinta-feira, dia 27 de outubro, na entrega dos prémios do Projeto de Recolha de Pilhas e Baterias dinamizado pelas escolas de Paredes, iniciativa iniciada no ano letivo anterior e que permitiu a recolha total de 857.3kg de pilhas nos 33 estabelecimentos escolares aderentes.

Para Francisco Leal, esta “recolha foi um sucesso, os alunos envolveram-se de forma exemplar na recolha de quase uma tonelada de pilhas”. O Vereador do Ambiente do Município de Paredes reforçou que se “não fosse esta iniciativa, o destino das pilhas seria o aterro. Assim, evitamos que tenham esse fim e que sejam reencaminhas para a reciclagem, prova de que os nossos alunos estão empenhados na defesa do ambiente”.

Os prémios foram atribuídos por tipo de estabelecimento, um para os Jardins de infância, outro para as Escolas Básicas e outro para as Básicas e Secundárias.

O Jardim de Infância da Pulgada, em Aguiar de Sousa, recolheu um total de 77.6kg e recebeu uma visita ao Parque Biológico de Gaia. A Escola Básica Nº1 da Sobreira, obteve um total de 177.4kg e foi premiada com um apoio para a construção de uma horta pedagógica na escola. Por último, a Escola Básica e Secundária de Cristelo recebeu um Eco Kit para o projeto Eco-Escolas, pela recolha de 28.4kg de pilhas.

A entrega de prémios foi acompanhada pelos representantes da Ambisousa, parceira do projeto, Daniel Lamas e Bárbara Almeida, e pelos Presidentes das Juntas de Freguesia de Aguiar de Sousa, Sobreira e Cristelo.

O Projeto de Recolha de Pilhas e Baterias nas Escolas tem como objetivo eliminar estes resíduos dos locais menos próprios para a sua deposição no fecho do seu ciclo de uso, dando-lhes o encaminhamento correto de forma a evitar a poluição ambiental causada pelo derrame das substâncias químicas que estes equipamentos detêm no seu interior.