Projeto 'Desporto Escolar sobre Rodas' foi apresentado em Paredes

Projeto "Desporto Escolar sobre Rodas" foi apresentado em Paredes
03 Novembro 2022

A Escola Básica e Secundária de Paredes acolheu na manhã desta quinta-feira, dia 3, a apresentação do projeto “Desporto Escolar sobre Rodas”, uma iniciativa presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.

Na cerimónia, marcada pela entrega simbólica de cerca de 20 bicicletas e respetivos capacetes adaptáveis às diferentes idades, o autarca sublinhou que “Paredes é cada vez mais sinónimo de desporto”. “O Município tem-se aliado a todas as iniciativas que visem o desporto escolar. Tendo em conta que Paredes é um dos concelhos mais jovens do país, entendemos que fomentar o desporto é um grande contributo que podemos dar para que os jovens tenham uma vida cada vez mais saudável e ativa”, acrescentou.

O projeto pretende, até ao final de 2024, entregar cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes, distribuídos por 863 estabelecimentos de ensino básico do país, como explicou o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia: “Este projeto, que é uma parceria entre as áreas do desporto e da educação, representa um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros. O objetivo é contribuir para que o nosso país passe a integrar em 2030 o lote dos primeiros 15 países da Europa com melhores índices de atividade física”.

Já o Diretor do Agrupamento de Escolas de Paredes, Carlos Cavadas, afirmou que “é missão do Desporto Escolar e do nosso Agrupamento possibilitar aos alunos o acesso à prática desportiva, contribuindo para a promoção do sucesso escolar, dos estilos de vida saudáveis, dos valores e princípios associados a uma cidadania ativa. Desta forma fomos pioneiros e abraçamos, em 2019, este projeto piloto”.

No evento estiveram ainda presentes os Vereadores Francisco Leal e Paulo Silva, o Coordenador do Desporto Escolar, Rui de Carvalho, a Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Selene Martinho, o Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, o Coordenador Regional do Desporto Escolar do Desporto Escolar, Adelino Furriel, o Diretor Regional do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Jorge Cardoso, o Delegado Regional de Educação da Direção de Serviços da Região Norte, Luís Lobo, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Paredes e Louredo, Artur Silva e José Borges, respetivamente.