Casa da Cultura de Paredes vai ser palco da apresentação da obra “Homens Livro”

07 Novembro 2022

A Casa da Cultura de Paredes vai acolher, esta sexta-feira, dia 11, pelas 21h00, a apresentação da obra “Homens Livro”, de Bento Ramires, Carlos Mata e Rui Guedes, com coordenação de Patrícia Carneiro.

De acordo com a sinopse da obra, “Homens Livro” não pretende fazer um relato histórico ou a descrição cronológica de eventos ocorridos durante o seu período de funcionamento, mas sim um apelo à memória individual e coletiva das Bibliotecas Itinerantes Gulbenkian que, implementadas na segunda metade do século anterior, alteraram significativamente o panorama cultural de um Portugal obscuro e ensimesmado, oferecendo às populações o acesso ao conhecimento por via dos livros e da leitura.

A obra desenvolve-se através de documentos textuais e fotográficos, pertencentes aos acervos pessoais dos bibliotecários itinerantes Bento Ramires e Carlos Marta, de um conto do escritor Rui Guedes, também ele bibliotecário itinerante, de três entrevistas a antigos encarregados de biblioteca – do Continente, Açores e Madeira - realizadas pela escritora Patrícia Carreiro, e de um documento inédito da autoria de Armando Carmelo, encarregado da Biblioteca Itinerante Gulbenkian nº33, no Redondo.

O livro conta ainda com uma nota introdutória da Presidente cessante do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, realçando factual e estatisticamente o papel desempenhado por este serviço na comunidade desde a sua criação em 1958, até à sua extinção em 2002.

A iniciativa tem entrada gratuita e conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.

Para mais informações contacte 255 780 446 ou cultura@cm-paredes.pt

Homens Livro_sup_digital (002)