Tribunal de Contas permite Município de Paredes avançar de imediato com pagamento do resgate da concessão de água à Be Water e avançar com os SMAS

17 Dezembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, anunciou este sábado, 17 de dezembro, na Assembleia Municipal, o parecer positivo do Tribunal de Contas que aprovou o empréstimo que visa pagar o resgate da concessão de água e saneamento à Be Water.

Recorde-se que o valor de mais de 21 milhões de euros do empréstimo foi aprovado em reunião do executivo e em sede de assembleia municipal, de acordo com a prerrogativa especial para resgates prevista no Orçamento de Estado de 2022.

Após esta aprovação, o Município de Paredes vai encetar de imediato contactos com a Be Water para proceder ao pagamento do resgate e retomar a gestão do serviço de água e saneamento e a integração dos trabalhadores no SMAS – Serviço Municipalizado de Água e Saneamento.

Alexandre Almeida referiu-se ao documento remetido pelo Tribunal de Contas esta sexta-feira, 16 de dezembro, que permite à autarquia de Paredes avançar com os SMAS já constituídos, "procedendo ao pagamento e começar a gerir os serviços, que vão arrancar em janeiro de 2023”.