Paredes associa-se a projeto de promoção da literacia financeira para pessoas com necessidades especiais

04 Maio 2023

O projeto vai ser apresentado na próxima segunda-feira, dia 8, na Biblioteca Municipal de Paredes, na presença da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles, e da Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda.

Paredes é o primeiro município a implementar, durante três anos, em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Mirada, o projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial”, que pretende capacitar, na área da literacia financeira, pessoas com necessidades educativas especiais, especificamente, com défice cognitivo.

O programa visa transmitir conhecimentos, competências e comportamentos básicos ligados às finanças pessoais, de forma a assegurar a autonomia de pessoas com necessidades educativas especiais. Através da fomentação de capacidades de compreensão e gestão do dinheiro, pretende-se promover o combate à pobreza e à exclusão de um grupo particularmente vulnerável da sociedade.

“Educação Financeira: Uma Necessidade Especial” foca-se em três temas principais: sistema e produtos financeiros básicos, gestão orçamental e poupança e autonomia e controlo sobre o dinheiro.

Durante três anos, o programa integrará seis grupos, tendo cada grupo acesso a um conjunto alargado de sessões de capacitação.

O projeto vai ser apresentado na próxima segunda-feira, dia 8, na Biblioteca Municipal de Paredes. A sessão de apresentação, dirigida a jovens entre os 18 e os 23 anos, contará com a presença da Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes, Beatriz Meireles, e da Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda.

Este é o terceiro projeto de literacia financeira implementado pela Câmara Municipal de Paredes em parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Recentemente, as duas entidades iniciaram também o “Eu e a Minha Reforma”, dedicado à capacitação de adultos e seniores, com inscrições abertas e gratuitas.

A implementação destes dois projetos junta o município de Paredes e a Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS), no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP Oriental, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Está também ativo o programa “No Poupar Está o Ganho”, que está a ser implementado em diferentes escolas do concelho, contribuindo para a formação de futuros consumidores mais informados e responsáveis.