Município de Paredes iniciou limpeza de terrenos em 8 freguesias prioritárias de acordo com o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

img_20230505_103705
img_20230505_103955
img_20230505_103729
11 Maio 2023

A Câmara Municipal de Paredes deu início, nos primeiros dias de maio, aos trabalhos de limpeza de terrenos das áreas definidas como prioritárias pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Ao todo, estão a ser executados trabalhos de limpeza de matos em cerca de 10 quilómetros de faixas de gestão de combustível, ao longo da rede viária municipal, abrangendo as freguesias de Aguiar de Sousa, Sobreira, Rebordosa, Gandra, Baltar, Vandoma, Recarei e Lordelo.

Recorde-se que o prazo para os proprietários e produtores florestais limparem as matas e terrenos terminou no dia 30 de abril. Em caso de incumprimento, "são aplicadas coimas no valor de 140,00€ a 5.000,00 €, para pessoa singular, e de 1.500,00€ a 60.000,00€, para pessoas coletivas, acrescendo à coima o custo da limpeza em falta efetuada pelo município".

Segundo o Serviço Municipal de Proteção Civil, os trabalhos de limpeza de terrenos envolvem "o corte de ervas, arbustos, mato, árvores, entre outros materiais vegetais, em torno dos edifícios localizados em áreas rurais e/ou florestais (por exemplo, habitações, armazéns, oficinas, fábricas, entre outros equipamentos). Esta faixa de proteção conta-se a partir da alvenaria exterior desse equipamento".

O Serviço Municipal de Proteção Civil alerta, ainda, os munícipes para que "evitem coimas", limpando os terrenos à volta das suas casas e, "protegendo-se a si e à floresta".